Encontro com as Agentes de Saúde com foco no combate as Arboviroses.

O Governo Municipal de Ipu, através da Secretaria de Saúde do Município Ipu esteve mantendo importante agenda de reunião nesta quinta (10) e sexta-feira (11) com as Agentes de Saúde da UBS do Centro de Saúde e da UBS da Boa Vista.

O objetivo desta reunião foi ampliar as ações necessárias com foco no combate as Arboviroses.

O que é Arboviroses?

Arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Quais os sintomas da Arboviroses?

Os sintomas da arbovirose variam muito, no entanto, algumas costumam ter sintomas semelhantes. Por exemplo, dentro da família de flavivírus, temos a dengue, zika e chikungunya com sintomas bem parecidos, como:

** Febre;

** Dor de cabeça;

** Mal-estar;

** Dor nas articulações;

** Manchas vermelhas e erupções na pele;

** Náuseas e vômito.

Qual o tratamento para Arboviroses? – Não existe tratamento específico contra os vírus das arboviroses. Todos eles costumam ter uma vida curta no organismo, causando infecções agudas. Em alguns casos, o médico especialista indica medicamentos para alívio e tratamento dos sintomas.

Os encontros com as ACS tiveram a participação da Mobilizadora Social Adriana Araújo e toda equipe: Evany, Nedinha, Davyla, Maria, Cleide, Marinalva, Maria Elena, Toinha, Claudiana, Nubia, Fabíola, Raquel, Lídia e Girlana.

Governo Municipal de Ipu

Gestão “O Progresso Continua”

** Postagem de Afrânio Soares com imagens de Adriana Araújo.

Notícias recentes

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão