Em Ipu, os recém nascidos da Maternidade do Hospital Municipal já estão recebendo alta com o Registro de Nascimento.

Nesta sexta-feira (20-09-2019) a direção do Hospital Municipal Dr. José Evangelista Oliveira, à frente o Sr. Eduardo Damasceno divulgou as imagens de um recém nascido com a sua mãe recebendo o Registro de Nascimento direto da Maternidade do Hospital.
A iniciativa é uma das diretrizes do Governo Municipal já se adequando as normas da Lei e o primeiro passo para o município receber o “Selo Unicef”, convênio entre o Cartório local e a Secretaria de Saúde do Município.
O registro de nascimento é direito de todas as crianças e o primeiro passo para a cidadania. Nos últimos anos, várias iniciativas vêm sendo realizadas para tentar superar o sub-registro de nascimento no Brasil, visto que, desde 1989, todos devem ser registrados logo depois de nascer.
Para garantir o Registro Civil de Nascimento, que comprova a existência do bebê como cidadão na sociedade, foi propiciado o acesso a esse serviço diretamente nos hospitais e maternidades, simplificando e modernizando todo o procedimento.
O Governo Municipal de Ipu, à frente o Prefeito Sérgio Rufino tem dado todas as condições para a realização e modernização de um setor avançado na maternidade conveniado com o cartório local no favorecimento deste registro bem antes da alta na maternidade, integrando esse registro ao Sistema Único de Saúde (SUS), adequando o município a receber esse incentivo pago pelo Ministério da Saúde.
** Hospital Municipal de Ipu
Secretaria de Saúde de Ipu