CRAS do Alto dos 14 realizou importante palestra nesta quarta (20) sobre “Conscientização do Autismo”

Fazendo parte da Programação Especial do Mês de Conscientização do Autismo, o Governo Municipal de Ipu, através do CRAS Alto dos 14, realizou na manhã desta quarta-feira, 20 de abril de 2022 uma importante palestra sobre o assunto.

 

Fizeram-se presentes a Primeira Dama do Município, Sra. Patrícia, a Secretária de Saúde Dra. Mabel Girão, a Sub-secretária de Assistência Social, Sra. Corrinha Rufino, a Coordenadora do CRAS, Sra. Ana Shirley, Psicólogos , demais autoridades e público presente.

 

Em todo o mundo, mais de 70 milhões de pessoas são portadores de autismo, o que corresponde a cerca de 1% da população mundial, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são autistas. O autismo é dividido em três níveis: leve, moderado e grave. A patologia pode ser identificada já nos primeiros meses de contato do bebê, e o diagnóstico prévio é fundamental.

 

Neste mês, o Abril Azul volta o olhar para o problema com o objeto de ajudar a população de todo o mundo a se conscientizar sobre a inclusão de pessoas com autismo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril.

 

O que é o autismo?

 

O autismo é um transtorno no desenvolvimento caracterizado pelo atraso no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas. Os portadores dos transtornos do espectro autista podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática.

 

O espectro pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, o autista pode ter problemas de saúde física, como sono e distúrbios gastrointestinais, e podem desenvolver problemas como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência, pode-se desenvolver ansiedade e depressão.

 

Mesmo o autismo poder ser determinado apenas por um especialista, algumas reações podem ser observadas em quem tem a doença, como por exemplo: não se reconhecer pelo nome, não reclamar ao ser deixado sozinho, ter fisionomia pouco expressiva, não interagir com outras pessoas e ter comportamentos repetitivos.

 

Alguns sintomas

 

** A maioria das pessoas com autismo é boa em aprender visualmente;

 

** Algumas pessoas com autismo são muito atentas aos detalhes e à exatidão;

 

** Geralmente possuem capacidade de memória muito acima da média;

 

** É provável que as informações, rotinas ou processos uma vez aprendidos sejam retidos;

 

** Algumas pessoas de espectro autista conseguem concentrar-se na sua área de interesse específico durante muito tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas afins;

 

** A paixão pela rotina pode ser fator favorável na execução de um trabalho;

 

Indivíduos com autismo costumam ser funcionários leais e de confiança.

 

Fonte de Informação do site “Captativa”

 

Governo Municipal de Ipu

 

Gestão “O Progresso Continua”

Notícias recentes

Governo assina termo de renovação da 4ª Edição do Programa Cidade Empreendedora.

Por Afrânio Soares O Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, em parceria com o Sebrae Regional da Ibiapaba, celebrou um importante marco nesta última segunda-feira, 15 de abril de 2024: a renovação do Programa Cidade Empreendedora, edição de 2024. Este evento não só simboliza um compromisso renovado com

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão