Cras Alto dos 14 reliza importante palestra sobre o “Autismo”

A Secretaria de Saúde de Ipu, através do Centro de Referência de Assistência Social – Cras Alto dos 14 realizou na manhã desta quinta-feira, 13 de julho de 2023, importante palestra sobre “Autismo”, o evento reuniu dezenas de famílias no auditório de referência da instituição do Cras.

O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

Fizeram parte deste evento a Secretária de Saúde, Sra. Mabel Girão; as enfermeiras analistas: Luanda Carla e Amanda Rodrigues, a mobilizadora Social Adriana Araújo, a Coordenadora do Cras Alto dos 14, Ana Shirley e demais autoridades e convidados.

O tratamento do Transtorno do Espectro Autista é baseado em terapias de reabilitação que devem ser direcionadas de acordo com as necessidades de cada pessoa e envolvem equipe multidisciplinar.

Os principais objetivos do tratamento são melhorar a funcionalidade social e as habilidades de comunicação e reduzir comportamentos negativos e não-funcionais e, assim, contribuir significativamente para a qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e de seus familiares e cuidadores.

Sabe-se que o tratamento precoce tem grande impacto no prognóstico. Ambientes com acessibilidade, educação inclusiva, programas de suporte e a inclusão no mercado de trabalho têm contribuído substancialmente para a melhora da qualidade de vida desta população.

Governo Municipal de Ipu

Segue o progresso continua.

Notícias recentes

Prefeito Robério Rufino participou nesta terça (20) da entrega “Cartões Nutricash” do Programa Ceará sem fome.

O Governo do Estado do Ceará revelou uma importante atualização nos critérios que regem a seleção dos beneficiários do Cartão Ceará Sem Fome, visando ampliar o acesso a recursos alimentares para aqueles em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, em conjunto com a primeira-dama Lia de Freitas, como parte