Continua a vacinação contra a pandemia da COVID-19 para idosos “acamados” na sede, serra e sertão do município.

Nesta sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021, equipes da Secretaria de Saúde de Ipu, à frente o Secretário Sebastião Rufino realizaram uma grande “Força Tarefa”, bem organizada, para vacinar idosos enquadrados na faixa etária na ordem decrescente de 90 anos, e os acamados; o que corresponde as 520 doses recebidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, regional de Sobral.

Nas imagens, vacinação de idosos na região da serra, sede e sertão, toda essa estrutura de equipes organizadas envolveram também as agentes de saúde e funcionários dos referidos PSF’s regionalizados no município.

A vacinação continua, e a idéia central do Secretário de Saúde Sebastião Rufino, é vacinar todos os idosos desta faixa etária que começou ainda na primeira fase da vacinação.

Diante deste cenário, as estratégias de prevenção são fundamentais para evitar a COVID-19. O conceito básico da Organização Mundial de Saúde, é evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas, bem como manter o distanciamento social são medidas essenciais no bloqueio da transmissão do vírus. Além disso, o uso universal de máscara previne que as pessoas infectadas transmitam a doença aos demais e a higienização das mãos (lavagem de mãos e, quando não for possível lavá-las, utilizar álcool gel) frequente evita que as mãos atuem como vetores na transmissão do vírus. Essas normais são essenciais enquanto a vacinação não atingir toda a população brasileira.

Prefeito Robério Rufino

Secretaria de Saúde do Município

Secretário Sebastião Rufino

Gestão “O Progresso Continua”.

** Postagem de Afrânio Soares