Com o apoio da Prefeitura, o CVT de Ipu está com inscrições abertas para “Curso de Instalador Hidrossanitário”

Idealizado e criado em 1996, os Institutos dos Centros Vocacionais e Tecnológicos do Ceará reabrem suas portas, após praticamente dois anos com o seu ensino remoto por conta da pandemia da Covid-19; em Ipu, com a parceria do Governo Municipal, o CVT retoma seus cursos, e já está com inscrições abertas para o “Curso de Instalador Hidrossanitário” com aulas presenciais.

 

Nesse importantíssimo curso, o aluno será capacitado para trabalhar com serviços de instalações e manutenções hidráulicas prediais; hoje, uma das profissões bem rendáveis e com várias vagas ociosas em Ipu e regiões. Veja os detalhes do curso:

 

** Início do curso: 23 de maio de 2022.

 

** Horário: 18:00h às 22:00hs.

 

** Carga horária: 160 horas.

 

** Local de Inscrições: Secretaria do CVT de Ipu.

 

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) foi criado em 9 de março de 1999 e é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, qualificada pelo Governo do Estado do Ceará como Organização Social (OS), por meio do Decreto Nº 25.927, de 29 de junho de 2000.

 

A primeira ideia do que viria a ser o Centec surgiu em 1996, quando a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) iniciou os projetos “Centec” e “CVT” com o objetivo de interiorizar o ensino profissionalizante e a extensão tecnológica no Ceará.

 

O PROJETO CENTEC

 

O Centro de Ensino Tecnológico tinha como principal objetivo a educação pós Ensino Médio em áreas do conhecimento prioritárias para o desenvolvimento do interior do Estado. Os primeiros cursos foram de Tecnologia de Alimentos, Eletromecânica e Recursos Hídricos, com foco em Irrigação e Saneamento Ambiental. Além de Ensino Tecnológico, realizava-se pesquisa, extensão tecnológica, prestação de serviços e assistência técnica. A primeira unidade do Centec foi implantada em Limoeiro do Norte, em 1997, e em Juazeiro do Norte e Sobral, em 1998.

 

As primeiras unidades foram implantadas em 1996 em Jucás e Limoeiro do Norte e, em seguida, vieram: Aracoiaba, Itaiçaba, Tabuleiro do Norte, Piquet Carneiro, Orós, Ipu, Quixeré, Santa Quitéria e Tauá; e assim por diante, até completar 38 Centros.

 

Os CVTs tornaram-se referência em todo o país e foram adotados como uma política nacional pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e foram replicados por todo o país. (Dados do site do Centec).

Notícias recentes

Prefeito Robério Rufino participou nesta terça (20) da entrega “Cartões Nutricash” do Programa Ceará sem fome.

O Governo do Estado do Ceará revelou uma importante atualização nos critérios que regem a seleção dos beneficiários do Cartão Ceará Sem Fome, visando ampliar o acesso a recursos alimentares para aqueles em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, em conjunto com a primeira-dama Lia de Freitas, como parte