Assembleia de Prevenção e Combate às causas das mortes por causas externas de Crianças e Adolescentes em Ipu

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (14/08) no Auditório da Casa de Cultura a assembleia de Prevenção e Combate às causas das mortes por causas externas de Crianças e Adolescentes do município de Ipu.
O evento realizado pela articuladora municipal do Selo UNICEF, Conceição Guilherme contou com as presenças da Secretária de Assistência Social Sônia Pontes, Secretário de Segurança Pública Major Eucir de Castro, do gerente das Unidades Básicas de Saúde, Asarias Araújo, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).
Durante a assembleia foram apresentados as taxas de mortalidades entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos por causas externas e as três principais causas de morte por causas externas que são: Homicídios por envolvimento com drogas; Suicídios e Acidentes automobilístico.
Foram proposta ações de intervenções nas Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Segurança Pública e Conselho Tutelar.
Campanhas de prevenção;
**Buscar ativa e acondimento de denuncias;
**Inserção nos serviços e programas;
**Acompanhamento
Educação
**Abordar os temas em sala de aula e também com os pais, através de palestras entre outros;
**Buscar meios para identificar crianças e adolescentes, que possam estarem usando drogas, ou com pensamentos suicidas e encaminhar as UBS.
Saúde
** Criar grupos os realizar atendimentos mensal com um profissional de psicologia , nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com crianças e adolescentes indetificadas nas escolas.
** Dependendo do caso encaminhamento ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, sendo prioritário o atendimento.
Segurança Pública
** Intensificação das Blitz;
** Encaminhamento do caso ao Conselho Tutelar, quando se tratar de adolescentes;
** Intensificar as operações de combate as drogas, em nosso município.
** Responsabilização e encaminhamento dos casos aos Ministério Público.
**** Ipu Notícias (Colaborador do Governo Municipal)
Postagem de Afrânio Soares
(Gabinete)