As Escolas: EMTI Murilo Rocha Aguiar, EMTI Valdemira Coelho Mello e EMTI Abdias Martins de Sousa Torres foram contempladas como Escola de Tempo Integral.

A  EMTI Escola Murilo Rocha Aguiar, renomada instituição do município, agora integra o seleto grupo das escolas em tempo integral, marcando um novo capítulo na história da educação em Ipu. A solenidade que marcou esse importante passo ocorreu nesta segunda-feira, dia 4 de março de 2024, no prestigioso Auditório da Escola. O evento foi um verdadeiro marco de alegria e celebração, contando com a presença ilustre do Subsecretário de Educação, Professor Marconi Filho, e demais autoridades educacionais do município.

As apresentações dos alunos foram o ponto alto da solenidade, demonstrando o talento e a dedicação dos estudantes da Escola Murilo Rocha Aguiar. Além disso, outras duas instituições, a EMTI Valdemira Coelho Mello e a EMTI Abdias Martins de Sousa Torres, também foram contempladas com o programa de escola em tempo integral, enriquecendo ainda mais o panorama educacional local.

Esta iniciativa se alinha com o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais PAIC), que tem como objetivo levar o modelo de tempo integral para os anos finais do ensino fundamental em todas as cidades cearenses até 2026. Um investimento estimado em R$ 900 milhões evidencia o compromisso do estado com a educação integral dos seus jovens.

O pioneirismo do Ceará nesta área é inegável. Em 2023, a rede pública estadual de ensino já contava com 80 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), elevando para 472 o número de unidades com jornada ampliada no estado. Isso representa um grande avanço, com mais de 70% da rede estadual oferecendo essa modalidade de ensino, atendendo a mais de 140 mil estudantes em 165 municípios.

Com essa expansão, as perspectivas para o futuro da educação no Ceará são promissoras. Gradualmente, mais escolas irão aderir ao programa de tempo integral, proporcionando aos alunos uma formação mais completa e preparando-os para os desafios do século XXI. A Escola Murilo Rocha Aguiar, juntamente com as demais instituições contempladas, está pronta para abraçar essa jornada de transformação e excelência educacional.

Segue o progresso continua

** Postagem e imagens de Afrânio Soares