APA da Bica do Ipu e Governo Municipal realizaram o I Intercâmbio de Brigadas Florestais de Ipu

Em uma iniciativa pioneira na região, o recente intercâmbio em Ipu buscou proporcionar uma experiência única de aprendizado, troca de conhecimento e construção de redes de colaboração entre aqueles que dedicam suas vidas à proteção do meio ambiente. O evento, realizado nos dias 18 e 19 de novembro, reuniu representantes de brigadas florestais de 8 municípios diferentes, marcando o maior encontro deste tipo na região.

O secretário municipal de Turismo, Pedro Ramises Martins, destacou a abrangência do evento, afirmando: “A ideia do evento é, além do treinamento e debate sobre o tema, também uma oportunidade de integrar de maneira mais eficiente as diversas brigadas, para que possamos agir mais rápido e eficazmente. Tivemos aqui em Ipu representantes de brigadas florestais de 8 municípios diferentes. Foi o maior encontro deste tipo na região. Recebemos brigadas civis e militares de todo o Ceará.”

Durante o evento, estratégias e ações de prevenção e combate a incêndios florestais foram discutidas de forma abrangente. Além dos debates, mais de 20 produtores rurais participaram, tendo a oportunidade de aprender táticas de queimada controlada e como prevenir e combater incêndios florestais.

A iniciativa não apenas fortaleceu a cooperação entre os defensores do meio ambiente, mas também promoveu a integração entre brigadas, favorecendo uma resposta mais eficaz diante de desafios ambientais. O evento destacou o comprometimento da comunidade em trabalhar coletivamente para preservar e proteger os ecossistemas naturais, contribuindo para um futuro sustentável e resiliente.

Segue o progresso continua

** Postagem de Afrânio Soares com imagens do Secretário Ramises