Aconteceu neste sábado (20) o “Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação”.

Sábado, 20 de agosto de 2022, aconteceu o importante “Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação” em Ipu, Terra de Iracema.

A Secretaria de Saúde de Ipu mobilizou as seguintes Unidades de Saúde:

** UBS do Alto dos 14

** UBS da Boa Vista

** UBS Canudos

** UBS do Centro de Saúde

** UBS da Mina

** UBS dos Pereiros

** UBS Reino de França

** UBS de Várzea do Giló.

** UBS do Engenho dos Belém.

O Chefe de Gabinete, Sr. Sebastião Rufino visitou a Unidade Básica de Saúde da localidade do Engenho dos Belém que durante todo o dia permaneceu lotada.

A mobilização nacional ocorrida neste sábado, não impede que os estados e municípios tenham autonomia para definir datas adicionais. O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a pólio na faixa etária de 1 a menos de 5 anos, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O Ministério da Saúde destaca a necessidade de obter alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como a poliomielite, não voltem a ser registradas no país. No mundo todo, as coberturas caíram durante a pandemia de covid-19.

Também estão disponíveis durante a campanha os imunizantes BCG, que protege contra a tuberculose; Rotavírus Humano; Meningococo C, que imuniza contra a meningite e meningococcemia; Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus Influenza tipo b; Febre Amarela; Hepatite A e a Tríplice Viral, que imuniza contra a caxumba, sarampo e rubéola. A campanha de multivacinação será realizada até o dia 9 de setembro.

A vacina é, segundo as autoridades sanitárias, a melhor forma de prevenção a doenças graves que muitas vezes deixam sequelas ou levam ao óbito. Dados da SES mostram que, nos últimos anos, as coberturas vacinais de todas as vacinas estão bem abaixo de 95%, meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Poliomielite

Para a campanha contra a pólio, o público-alvo é formado pelas crianças menores de 5 anos, totalizando mais de 14,3 milhões de pessoas. Crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação encontrada para o esquema básico. As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. (Dados do Ministério da Saúde).

Governo Municipal de Ipu

Segue “O Progresso continua”

Notícias recentes

Prefeito Robério Rufino participou nesta terça (20) da entrega “Cartões Nutricash” do Programa Ceará sem fome.

O Governo do Estado do Ceará revelou uma importante atualização nos critérios que regem a seleção dos beneficiários do Cartão Ceará Sem Fome, visando ampliar o acesso a recursos alimentares para aqueles em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, em conjunto com a primeira-dama Lia de Freitas, como parte