A Secretaria de Saúde recebeu nesta quarta (09) cinco “Aparelhos de Concentradores de Oxigênio” do Governo Estadual.

O prefeito Robério Rufino (PCdoB) cumprindo sua agenda administrativa nesta quarta-feira (09-06-2021), esteve presente no Hospital Municipal Dr. José Evangelista de Oliveira, recebendo do Governo do Estado Ceará, 5 (cinco) “Concentradores de Oxigênio”. Se fez presente nessa ocasião, o Secretário de Saúde Sebastião Rufino.

O “Concentrador de Oxigênio” é um aparelho específico para a suplementação de oxigênio em pacientes com baixa saturação sanguínea e funciona fornecendo a substância a partir do ambiente, para o tratamento de deficiência ou insuficiência respiratória causado por conseqüência da Covid 19 e outras patologias.

Vale ressaltar que o Município de Ipu, desde a gestão do ex-prefeito Sergio Rufino, já tinha vários desses aparelhos em pleno serviço no Hospital, todos alugado de uma empresa.

Quando usar o concentrador de oxigênio? – O oxigênio é uma necessidade básica para todas as pessoas. O ar que respiramos contém 21% de oxigênio e 79% de nitrogênio e outros gases. Porém, para as pessoas portadoras de doenças pulmonares como DPOC, fibrose pulmonar e displasia broncopulmonar, essa quantidade é insuficiente. Então é indicado o uso do concentrador de oxigênio.

Ao realizar o exame de polissonografia fazendo uso do CPAP, seus níveis de oxigênio também são monitorados. Se, mesmo com o uso do aparelho, os níveis de O2 do paciente permanecem abaixo do normal, é indicada a suplementação de oxigênio, com o uso de um cilindro ou concentrador.

Como ele funciona? – O concentrador de oxigênio funciona, basicamente, começando pela entrada do ar do ambiente no aparelho que, então, passa por um filtro de partículas, bactérias e vírus. Depois disso, ele percorre um compressor rotativo movido a energia elétrica e, em seguida, passa por um Filtro de Zeolite, responsável por absorver o nitrogênio do ar ambiente. Em seguida, o oxigênio vai para um reservatório e, depois, para um fluxômetro, onde é possível controlar a quantidade que será fornecida ao paciente.

A quantidade de oxigênio a ser ajustada no fluxômetro do concentrador varia de acordo com a prescrição médica. Para saber tal quantidade, é feito um teste classificado como gasometria arterial, ou o médico mede a saturação de oxigênio com um dispositivo chamado oxímetro de pulso.

A partir desta quarta (09) os aparelhos serão instalado na Unidade de Tratamento da Covid-19 (UPAC).

Governo Municipal de Ipu

Secretaria de Saúde de Ipu

Gestão “O Progresso Continua”

** Postagem e imagens de Afrânio Soares

Notícias recentes

Prefeito Robério Rufino participou nesta quarta (29) da 10ª Edição da “Feira das Profissões – Ano 2023 na Escola Profissionalizante.

Nesta quarta-feira, dia 29 de novembro de 2023, o Prefeito Robério Rufino, acompanhado do Chefe de Gabinete, desempenhou uma significativa agenda administrativa ao participar da 10ª Edição da Feira das Profissões na Escola E.E.E.P Antônio Tarcísio Aragão. Este evento, que já se tornou uma tradição na instituição, visa envolver os alunos que estão cursando o

O Município de Ipu foi reconhecido e premiado com o “Selo Ouro” de referência no atendimento com sua “Sala do Empreendedor – MEI”

O município de Ipu, representado pelo Prefeito Robério Rufino e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sílvio Andrade, estiveram presentes nos dias 27 e 28 de novembro no Seminário de GOVERNANÇA EMPREENDEDORA na Fábrica de Negócios do Sebrae Fortaleza. Na ocasião, o município de Ipu foi reconhecido e premiado pelas mãos do Diretor Superintendente do Sebrae,