Prefeito participa do “Curso de capacitação e controle de plantas invasoras e princípios em poda de árvores”

O Prefeito de Ipu, Sr. Robério Rufino, demonstrou seu compromisso com a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável ao participar e dando todo seu apoio, na tarde desta quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024, do “Curso de capacitação e controle de plantas invasoras e princípios em poda de árvores”. O evento, de grande relevância, foi uma “oficina de capacitação” promovida na sede da Apa da Bica de Ipu, localizada na Avenida Boulevard Sebastião Carlos, no Bairro Alto dos 14, zona urbana do Município de Ipu.

A iniciativa contou com a ilustre presença do facilitador Professor Dr. Lamartine Soares, proporcionando a mais de trinta inscritos uma valiosa oportunidade de aprimoramento profissional. O curso, que teve como objetivo preparar e instruir servidores da Prefeitura e prestadores de serviços envolvidos na área de podas, ofereceu uma combinação de aulas teóricas e práticas.

Ao longo do evento, foram abordados seis módulos de ensino essenciais:

  1. Conceitos e importância da arborização urbana;
  2. Estratégias para evitar a poda e supressão de árvores: planejamento e avaliação;
  3. Procedimentos de segurança: EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva);
  4. Instrumentos utilizados para realizar podas;
  5. Princípios técnicos de corte e tipos de podas aplicados na arborização;
  6. Tratamentos que podem ser realizados em árvores urbanas.

A realização desse curso de capacitação foi possível graças ao apoio do Governo do Estado do Ceará, com o respaldo logístico da Prefeitura Municipal de Ipu. O engajamento do Governo Municipal de Ipu no desenvolvimento sustentável e na formação de profissionais qualificados para o manejo adequado de árvores urbanas é louvável.

O Prefeito Robério Rufino, ao participar ativamente desse evento, reforça seu comprometimento com a promoção de práticas ambientais responsáveis e o fortalecimento da consciência coletiva em prol de um ambiente urbano mais equilibrado e saudável. Segue o progresso, destacando o empenho contínuo da administração municipal em direção a um futuro mais sustentável.

**Postagem e imagens de Afrânio Soares, que registrou momentos significativos do curso, contribuindo para a disseminação do conhecimento adquirido durante a capacitação.

Governo Municipal de Ipu

Segue o progresso continua

** Postagem e imagens de Afrânio Soares

Notícias recentes

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão