Prefeito Robério Rufino participou da solenidade do anúncio do pagamento dos benefícios dos Profissionais da Enfermagem.

O Governo Municipal de Ipu, sob a liderança do Prefeito Robério Rufino, realizou uma solenidade marcante no Hospital Municipal nesta quarta-feira, 20 de março de 2024. O motivo da celebração foi o anúncio do pagamento retroativo dos benefícios do tão aguardado “Piso Nacional dos Profissionais da Enfermagem e Técnicos de Enfermagem”.

Fizeram-se presentes o Prefeito Robério Rufino, o ex-prefeito Sérgio Rufino, a Presidente do Legislativo, vereadores, funcionários do hospital e demais autoridades.

Em um gesto de reconhecimento e valorização desses profissionais essenciais para a saúde pública, o Prefeito Robério Rufino revelou que mais de hum milhão e duzentos mil reais estão disponíveis para esse pagamento. Uma medida que não apenas honra os compromissos salariais, mas também representa um passo significativo rumo à equidade e justiça dentro do sistema de saúde municipal.

O Piso Nacional da Enfermagem, estabelecido pela Lei Federal nº 14.434/2022, define claramente os valores que devem ser recebidos pelos diferentes níveis de profissionais. Segundo essa legislação, enfermeiros têm direito a um salário de R$ 4.750,00; técnicos de enfermagem a R$ 3.325,00; e auxiliares de enfermagem e parteiras a R$ 2.375,00.

É importante ressaltar que o acesso ao Piso Salarial da Enfermagem é garantido pelo Governo Federal a todos os profissionais que estejam exercendo suas funções em instituições públicas. Isso abrange não apenas as autarquias e fundações públicas, mas também a administração direta dos estados, municípios e Distrito Federal. Além disso, instituições privadas, desde que atendam a pelo menos 60% dos pacientes pelo SUS, também devem garantir esse benefício aos seus profissionais.

Essa iniciativa do Governo Municipal de Ipu não apenas cumpre com as diretrizes federais, mas também demonstra um compromisso firme com o bem-estar e o reconhecimento dos profissionais da enfermagem que tanto se dedicam à saúde da população. É um passo importante na construção de um sistema de saúde mais justo e igualitário, onde o trabalho árduo e essencial desses profissionais seja devidamente valorizado e recompensado.

** Postagem e imagens de Afrânio Soares