Prefeito Robério Rufino Participa de Visita do Presidente Lula ao Palácio da Abolição para Assinatura de Investimentos de 120 Milhões em Ensino Superior no Nordeste

Por: Afrânio Soares

** ÁUDIO PARA AS RÁDIOS – AGENDA DO PREFEITO EM FORTALEZA

Na tarde desta quinta-feira, 20 de junho de 2024, o Prefeito Robério Rufino integrou a comitiva de autoridades que prestigiou a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio da Abolição, em Fortaleza. O evento marcou a assinatura de um significativo pacote de investimentos de 120 milhões de reais destinados a quatro instituições de ensino superior, incluindo a continuidade das obras do novo Hospital Universitário e do Campus Iracema, ambos em Fortaleza.

Em seu discurso, o Presidente Lula destacou a importância de priorizar os investimentos no Nordeste, uma região que, historicamente, tem sido menos beneficiada em comparação com os estados do Sul e Sudeste. “Por que no Nordeste temos menos universidades, menos mestres, menos doutores, menos institutos de pesquisa, menos laboratórios, por que a gente tem mais desnutrição, mortalidade infantil, mais analfabetismo? Não é normal, Deus não pode ser injusto com o povo do Nordeste”, questionou Lula, evidenciando as disparidades regionais e o compromisso de seu governo em promover a igualdade.

O Prefeito Robério Rufino, participando ao vivo do Programa Jornal do Meio Dia, apresentado pelo radialista Joaci Melo e pelo comentarista Harrison Ramon, expressou sua satisfação em ver o Município de Ipu em evidência. Robério destacou as conquistas educacionais de Ipu, onde 20 escolas foram reconhecidas como Nota 10, sendo quatro delas premiadas com a classificação máxima pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).

Além disso, o Ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou que os novos investimentos contemplarão obras nos campi da Universidade Federal do Ceará (UFC) no interior do estado, especificamente em Crateús, Quixadá, Sobral, Russas e Itapagé. Estes investimentos permitirão a criação de novos cursos, como Medicina no Campus de Russas e Odontologia em Crateús, ampliando as oportunidades acadêmicas e fortalecendo a formação de profissionais na região.

Este evento simboliza um passo significativo para o desenvolvimento educacional e econômico do Nordeste, destacando o compromisso do governo federal em reduzir as desigualdades regionais e fomentar o crescimento e a capacitação de talentos na região.

** Postagem e imagens de Afrânio Soares