Prefeito Robério Rufino parabenizou os participantes pelo sucesso do XX Festival de Quadrilhas Juninas – Edição 2023.

Mantendo a tradição das Festas Juninas, o Governo Municipal de Ipu, através da Secretaria de Cultura do Município realizou XX Festival de Quadrilhas Juninas; foram duas noites com grandes atrações que seguiu toda uma Programação Especial.

Origem das festas juninas

Segundo o site “Brasil Escola”, os pesquisadores especializados em festividades e rituais costumam apontar as origens das festas juninas nos rituais dos antigos povos germânicos e romanos. Os povos que habitavam as regiões campestres, na antiguidade ocidental, prestavam homenagens a diversos deuses aos quais eram atribuídas as funções de garantir boas plantações, boas colheitas, fertilidade etc. Geralmente, tais ritos, que possuíam caráter de festividade, no centro-sul da Europa, acontecem no mês de junho.

Festa Junina no Brasil

Com a colonização do Brasil pelos portugueses a partir do século XVI, as festividades juninas aqui foram se estabelecendo, sem maiores dificuldades, e ganhando um feitio próprio.

As comemorações das festas juninas no Brasil, além de manterem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, também mesclaram elementos típicos do interior do país e de tradições sertanejas, forjadas pela mescla das culturas africana, indígena e europeia. Sendo assim, as comidas típicas (como a pamonha), as danças, o uso de instrumentos musicais (como a viola caipira) nas festas, etc., tudo isso reflete milênios de tradições diversas que se fundiram.

Em Ipu, o mês de junho essa festa acontece em todo o município, com grandes atrações nas escolas do Município, e escolas particulares. O Festival de Quadrilhas Juninas, em sua Vigésima Edição de 2023, continua mantendo viva essa tradição na Terra de Iracema, Ipu.

Onze Quadrilhas Juninas marcaram suas apresentações em grande estilo, no arrasta pé embalados pelas músicas de antigos forrozeiros do nordeste do Brasil.

Na sexta-feira (16/06/2023) as apresentações ficaram assim: – Quadrilha Junina Roça/Rossa de Hidrolândia, Quadrilha Junina “Cabras da Peste” de Tianguá, Quadrilha Junina “Rosa Branca” de Santa Quitéria, Quadrilha Junina “Brilho da Noite” de Forquilha e finalizando a noite com a apresentação da Quadrilha Junina “Guaradrilha” de Guaraciaba do Norte.

No Sábado (17/06/2023) as apresentações ficaram assim: – Quadrilha Junina “Pisa na Fuló” de Sobral, Quadrilha Junina “Flor de Mandacaru” de Cariré, Quadrilha Junina “Simpatia Junina” de Guaraciaba do Norte, Quadrilha Junina “Emoção Junina” de Nova Russas, Quadrilha Junina “Flor de Coroatá” de Croata, e a tão aguardada Quadrilha Junina “Arraiá da Juventude”, de Ipu.

As vencedoras foram:

** 1º Lugar – Quadrilha Junina “Brilho da Noite”, de Forquilha

** 2º Lugar – Quadrilha Junina “Arraiá da Juventude”, de Ipu.

** 3º Lugar – Quadrilha Junina de Guaraciaba do Norte.

O Prefeito Robério Rufino agradeceu o empenho e a participação de todos.

** Postagem de Afrânio Soares