Prefeito participou nesta quinta (10) da solenidade de abertura do “Agosto Dourado”.

O Prefeito Robério Rufino participou na manhã desta quinta-feira, 10 de agosto de 2023 da solenidade de abertura do “Agosto Dourado” – Edição de 2023, o evento aconteceu no Centro de Parto Normal Rosa Amélia de Paiva, anexo do Hospital Dr. José Evangelista de Oliveira.

Os objetivos

Agosto é o mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno, conhecido como Agosto Dourado, com objetivo de destacar a importância da amamentação para o desenvolvimento infantil, ajudando a evitar doenças e aumentar o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Para garantir alimentação adequada dos recém-nascidos internados nas maternidades municipais, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) recebe doações de leite de mulheres saudáveis e promove constantemente trabalho de conscientização sobre o tema.

Anualmente, na primeira semana do mês é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A data tem o propósito de educar sobre o leite humano como alimento exclusivo e essencial aos bebês nos primeiros meses de vida. Neste ano, o foco da campanha é o tema “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham” e visa discutir sobre os direitos assegurados por lei às pessoas que estão amamentando.

O leite materno é um alimento completo e ideal, tem todos os nutrientes essenciais e adequados para o desenvolvimento saudável do bebê, dispensando o uso de água ou outros alimentos até os seis primeiros meses de vida. O aleitamento traz inúmeros benefícios, não só para os pequenos, mas também para as mamães, ajuda a reduzir a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio, além de proteger contra doenças cardiovasculares.

O evento em Ipu, contou com a participação especial da palestrante Sra. Mariana Bastos e demais autoridades ligadas a saúde.

Segue o Progresso Continua.