Outubro Rosa é comemorado nesta terça (10) na Unidade Básica de Saúde em São José dos Martins e no Bairro Pereiros

O Movimento Outubro Rosa é comemorado nesta terça-feira, 10 de outubro de 2023, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Pereiros e na localidade serrana de São José dos Martins, no município de Ipu. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria de Saúde do Governo Municipal de Ipu está promovendo uma programação especial em todas as UBS’s.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres, por isso é fundamental que a sociedade esteja informada e engajada na luta contra essa doença. O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca chamar a atenção para a prevenção e o tratamento do câncer de mama, incentivando as mulheres a realizar o autoexame e a visitar regularmente o médico.

Nas UBS’s dos bairros Pereiros e na localidade serrana de São José dos Martins, a programação do Outubro Rosa inclui a disponibilização de materiais informativos sobre o câncer de mama, palestras e debates sobre a importância da prevenção, além de orientações sobre o autoexame das mamas e a realização da mamografia.

Além disso, haverá a oferta de consultas e exames de mamografia gratuitos para as mulheres que se enquadrarem nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Essas ações visam facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, garantindo que todas as mulheres tenham a oportunidade de fazer o diagnóstico precoce e aumentar suas chances de cura.

É importante ressaltar que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de mama. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances de cura e menores serão os danos causados pela doença.
Portanto, o Movimento Outubro Rosa é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Através da programação realizada nas Unidades Básicas de Saúde do Bairro Pereiros e na localidade serrana de São José dos Martins, o Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Saúde, reafirma seu compromisso em cuidar da saúde da população e em promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de todos.