Uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do CearáHemoce, Regional de Sobral esteve nesta quarta-feira (03-10-2018) realizando a 2ª Etapa de Coleta Regional de Sangue para o ano de 2018 com a campanha “Doe sangue, salve vidas”. Durante toda a manhã foi satisfatória a quantidade de doadores que se dirigiram até Unidade Básica de Saúde Vereador José Alves Araújo no Bairro da Mina, em Ipu.
O Secretário de Saúde do município de Ipu, Antônio Glaydson Martins esteve visitando a Unidade Básica de Saúde, ocasião em que ficou satisfeito pela grande quantidade de doares que lotou deste muito cedo as dependências da UBS. Cento e vinte bolsas são a estimativa desta segunda coleta seletiva do Hemoce.
A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.
Requisitos básicos:
* Estar em boas condições de saúde.
* Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
* Pesar no mínimo 50kg.
* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
* Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
* Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
** Postagem de Afrânio Soares
(Gabinete do Prefeito).
Educação de Ipu brilha na 16ª Edição do Concurso Internacional Canguru de Matemática.
Agenda técnica de 24 a 28 de junho de 2024 da Secretária de Educação Edição: Professor Marconi Filho Nesse mês de junho a Secretaria de Educação do nosso município recebeu com muita alegria mais um resultado positivo da 16ª edição do Concurso Internacional Canguru de Matemática no Brasil, uma olimpíada onde os alunos do Projeto