Agenda de atividades da Secretaria de Educação nessa semana de 10 a 14 de junho.

Por: Afrânio  Soares

** ÁUDIO DA AGENDA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO NO RÁDIO

Governo Municipal de Ipu à frente o Prefeito Robério Rufino através da Secretaria de Educação divulgou nessa semana mais uma agenda de trabalho para a semana de 10 a 14 de junho. Uma das atuações dos profissionais da educação que contribuem com o Programa Aprender Mais, cujo propósito geral é fortalecer a formação integral dos estudantes, proporcionando-lhes o pleno desenvolvimento das competências intelectuais, físicas, socioemocionais e culturais. Além disso, o programa objetiva melhorar a aprendizagem nos componentes curriculares do Ensino Fundamental, bem como reduzir a reprovação, o abandono e a distorção idade/ano. A agenda teve a participação do Técnico dessa Coordenação o Professor Marconi Filho com o apoio da Secretária de Educação Sra. Terezinha Rufino e sua equipe de trabalho, com a seguinte divulgação:

1º  plano – Formação Continuada dos Professores

Durante a semana, a Secretaria Municipal de Educação continua com a formação dos professores municipais, por meio dos técnicos, para os seguintes anos de estudo: 1º, 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I e na disciplina de Matemática do 6º e 7º ano. Tivemos também a formação com os profissionais que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas turmas, abordando os direitos da pessoa com deficiência com a participação da advogada Jackeline Veras.

2º plano – Programa Educação e Família

Desde 2021, o município, através da Secretaria de Educação, participa do Programa Educação e Família. Inicialmente, com as escolas Abdias Martins e João Sampaio, hoje, 12 escolas tiveram seus planos aprovados e estão em execução. O programa tem por finalidade principal qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida. Por meio do Plano de Ação, as escolas beneficiadas organizam suas atividades com o estabelecimento de metas, prazos e respectivos custos. Destacamos a realização de oficinas, palestras, visitas guiadas, show de talentos, entre outras.

3º plano – Festividades Juninas

Nos festejos juninos, estivemos valorizando e participando das festanças das escolas Maria Olinda e Elda Pereira. As instituições, através da comunidade escolar, apresentaram danças enaltecendo a cultura nordestina.

Todas as ações acima citadas permitem uma relação entre escola e comunidade, fortalecendo um importante fator de desenvolvimento social no relacionamento interpessoal e na convivência saudável.

** Postagem e edição de Afrânio Soares.