A Secretaria de Saúde recebeu nesta quarta (09) cinco “Aparelhos de Concentradores de Oxigênio” do Governo Estadual.

O prefeito Robério Rufino (PCdoB) cumprindo sua agenda administrativa nesta quarta-feira (09-06-2021), esteve presente no Hospital Municipal Dr. José Evangelista de Oliveira, recebendo do Governo do Estado Ceará, 5 (cinco) “Concentradores de Oxigênio”. Se fez presente nessa ocasião, o Secretário de Saúde Sebastião Rufino.

O “Concentrador de Oxigênio” é um aparelho específico para a suplementação de oxigênio em pacientes com baixa saturação sanguínea e funciona fornecendo a substância a partir do ambiente, para o tratamento de deficiência ou insuficiência respiratória causado por conseqüência da Covid 19 e outras patologias.

Vale ressaltar que o Município de Ipu, desde a gestão do ex-prefeito Sergio Rufino, já tinha vários desses aparelhos em pleno serviço no Hospital, todos alugado de uma empresa.

Quando usar o concentrador de oxigênio? – O oxigênio é uma necessidade básica para todas as pessoas. O ar que respiramos contém 21% de oxigênio e 79% de nitrogênio e outros gases. Porém, para as pessoas portadoras de doenças pulmonares como DPOC, fibrose pulmonar e displasia broncopulmonar, essa quantidade é insuficiente. Então é indicado o uso do concentrador de oxigênio.

Ao realizar o exame de polissonografia fazendo uso do CPAP, seus níveis de oxigênio também são monitorados. Se, mesmo com o uso do aparelho, os níveis de O2 do paciente permanecem abaixo do normal, é indicada a suplementação de oxigênio, com o uso de um cilindro ou concentrador.

Como ele funciona? – O concentrador de oxigênio funciona, basicamente, começando pela entrada do ar do ambiente no aparelho que, então, passa por um filtro de partículas, bactérias e vírus. Depois disso, ele percorre um compressor rotativo movido a energia elétrica e, em seguida, passa por um Filtro de Zeolite, responsável por absorver o nitrogênio do ar ambiente. Em seguida, o oxigênio vai para um reservatório e, depois, para um fluxômetro, onde é possível controlar a quantidade que será fornecida ao paciente.

A quantidade de oxigênio a ser ajustada no fluxômetro do concentrador varia de acordo com a prescrição médica. Para saber tal quantidade, é feito um teste classificado como gasometria arterial, ou o médico mede a saturação de oxigênio com um dispositivo chamado oxímetro de pulso.

A partir desta quarta (09) os aparelhos serão instalado na Unidade de Tratamento da Covid-19 (UPAC).

Governo Municipal de Ipu

Secretaria de Saúde de Ipu

Gestão “O Progresso Continua”

** Postagem e imagens de Afrânio Soares

Notícias recentes