Todas os detalhes do Ipu Folia 2019 na sua retrospectiva especial.

Os quatro dias de muita folia e diversão, transformaram a Terra de Iracema, Ipu entre as cidades da região noroeste do Estado, a realizar uma das maiores festas dos últimos anos, atraindo milhares de foliões para sua programação especial, o já conhecido IpuFolia 2019 realizado na Praça da Estação, e no corredor da folia com o “Encontro dos Paredões”, e no palco especial, as atrações do Governo Municipal; durante o dia, a Bica de Ipu marcou o encontro dos turistas na aconchegante e deslumbrante cachoeira com o seu “véu de noiva”, momento especial para um bom “bate papo” no Bica Parque que durante todo o carnaval, ficou lotado.
A retrospectiva do Ipu Folia ficou registrado assim:
No sábado (02) – Mesmo com muita chuva que banhou o município de Ipu, isso não foi o suficiente para tirar o brilho do tradicional desfile do Bloco da Mala, abrindo o carnaval da Terra de Iracema, neste sábado (02-03-2019). Centenas de foliões se concentraram em frente ao Bar e Pizzaria “O Buriti”, ao som do Paredão Posto Pessoa que arrastou uma multidão pela rua Cel. Liberalino até o corredor da folia, na Praça da Estação.
A cantora Taty Girl foi a grande atração da abertura do Ipu Folia 2019, cantando antigos sucessos do estilo baiano que marcaram época.
Taty Girl ficou conhecida pela sua participação na Banda “Solteirões do Forró”, em Ipu, comandou o ritmo elétrico, e balançou os foliões que marcaram presença no corredor da folia na Praça da Estação.
A chuva que banhou a Terra de Iracema na noite deste sábado (02-03-2019) acabou não sendo um empecilho para a programação desta primeira noite de carnaval com um público bem razoável em toda a extensão da Praça.
No domingo (03) – Ao som de antigos sucessos como: (..) “‘Tá na hora, ‘tá na hora …’Tá na hora de brincar .. Pula-pula, bole-bole ….Se embolando sem parar.” Música da Xuxa que embalou em 1989; os baixinhos de Ipu fizeram a festa neste domingo (03-03-2019) na Praça de Iracema, IpuFolia 2019, Carnaval das Crianças, uma estrutura organizada pelo Governo Municipal de Ipu.
O Bloco do Avesso, segundo grupo de foliões ainda existir no município de Ipu, arrastou uma multidão na noite deste domingo, 03 de março de 2019. O Bloco manteve sua tradição com a concentração na antiga avenida da municipalidade, e a noite desfilando pelo centro comercial do município com destino ao corredor da folia, na Praça da Estação; assim mantendo a alegria e a irreverência de suas características peculiar, sem muitas novidades.
A Banda Chicabana foi a grande atração desta segunda noite do Ipu Folia 2019, uma multidão lotou a Praça da Estação neste domingo (03-03-2019).
Uma das mais famosas bandas baianas de axé, Chicabana está de volta a Terra de Iracema, cantando uma mistura de ritmos como axé, rock e forró elétrico.
Na Segunda-feira (04) – A segunda-feira de Carnaval em Ipu, ocorreu mesmo sub forte chuva as atrações Afoxé, DJ Messon e Igo Negão se apresentaram no palco do Ipu Folia.
Na terça-feira (05) – Uma multidão lotou a Praça da Estação, nesta terça-feira (05/03), último dia do Ipu Folia, as atrações da noite foram: Luís Marcelo e Gabriel; DJ Messon e Janaína Alves.
A tarde ocorreu na Praça de Iracema o Carnaval das Crianças e na Bica do Ipu uma Banda de Marchinhas animou os foliões que resolveram brincar no último dia de Folia.
** Por Afrânio Soares
(Gabinete)