Tiveram início nesta terça (09) as atividades do novo Matadouro Público Municipal Osório Rufino.

Acompanhado de várias autoridades, o Prefeito Robério Rufino cumpriu agenda administrativo no evento do início das atividades do novo “Matadouro Público Municipal Osório Rufino Silva”, situado na localidade do Parque de Exposição, zona rural do Município de Ipu.

A qualidade dos serviços prestados no novo Matadouro – Durante o funcionamento, o gado será colocado em um box de atordoamento, no qual será sacrificado com a utilização de uma pistola pneumática, e não mais a golpes de machado ou marreta, como ainda ocorre em alguns locais. Em seguida, o corpo do animal é guinchado pela perna, através de um moderno sistema com trilhos aéreos, e levado para o tanque de sangria. Desse modo, todo o manuseio da carne será realizado a mais de um metro do chão, tornando praticamente nula a possibilidade de algum tipo de contaminação. O animal é tratado e as carcaças produzidas atendem todas as condições de higiene.
O Prefeito Robério afirmou que este novo empreendimento representa um grande avenço na qualidade da carne que é ofertada à população de Ipu e região, destacando que tudo foi pensado levando-se em conta a higienização para que a carne chegue ao consumidor final sem qualquer tipo de contaminação.

O empresário responsável pelo Matadouro de Ipu, Sr. Lucivaldo Souza Lima ressaltou que dentre os abatedouros públicos já existentes no Ceará, o de Ipu, com todo o investimento e sofisticação em equipamentos modernos, será uma das grandes referências em toda a região noroeste do Estado.

A Câmara Frigorífica do Matadouro Público Osório Rufino tem capacidade para 40 bois e o transporte da carne para o comércio local será feito por um caminhão-baú, seguindo toda as normas técnicas e de saúde necessárias para oferecer o que há de melhor para atender toda a demanda de Ipu e de outros municípios.
Durante a abertura de funcionamento do Matadouro Público, o veterinário Dr. Adriano Sabóia esteve presente supervisionando o bom andamento na funcionalidade deste empreendimento.

Fizeram-se presentes também, dentre outras autoridades, o Gerente da Unidade da Ematerce, Sr. Gilmar, o Secretário de Agricultura Sr. Bosco Lopes, o Engenheiro agrônomo Dr. Cícero Jerônimo, Chefe de Gabinete Sr. Sebastião Rufino, vereadores e público presente.

Segue “O Progresso Continua”

** Postagem e imagens de Afrânio Soares

Notícias recentes

Governo assina termo de renovação da 4ª Edição do Programa Cidade Empreendedora.

Por Afrânio Soares O Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, em parceria com o Sebrae Regional da Ibiapaba, celebrou um importante marco nesta última segunda-feira, 15 de abril de 2024: a renovação do Programa Cidade Empreendedora, edição de 2024. Este evento não só simboliza um compromisso renovado com

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão