Técnicos do INCRA estão em Ipu realizando treinamento capacitação para chefes das Unidades Municipais de Cadastramento

O prefeito Robério Rufino cumpriu importante agenda recepcionando os técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) que estão em Ipu realizando um “Treinamento de capacitação para chefes das Unidades Municipais de Cadastramento (UMC)”.

O treinamento teve início nesta última terça-feira, 02 de agosto e terminará na próxima sexta-feira, 05 de agosto, ocorrendo nas dependências do CVT com a participação dos representantes dos municípios de Ipu, Hidrolândia, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Graça, Croatá e Carnaubal.

Os UMC`s são servidores das prefeituras que prestam serviços ao Incra por meio de um termo de cooperação técnica assinado entre a autarquia e os municípios.

Com os conhecimentos adquiridos no treinamento, os responsáveis pelas UMC`s poderão consultar diretamente a base de dados, tornando-se aptos a corrigir dados no sistema e emitir os Certificados de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) de propriedades com até quatro módulos fiscais. O CCIR é um documento sem o qual o proprietário não poderá fazer desmembramentos, arrendar, hipotecar ou vender a propriedade, além de não obter os financiamentos próprios para as atividades agrícolas.

Essa parceria de capacitação técnica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) com os municípios, tem como objetivo atender aos proprietários de pequenas propriedades no tocante à regularização das suas terras.

Segue “O Progresso Continua”

** Postagem e imagens de Afrânio Soares

Notícias recentes

O Município de Ipu ficou na 3ª colocação do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Na noite desta quinta-feira, 18 de abril, no La Meson Dunas em Fortaleza, aconteceu o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O prêmio é um reconhecimento das boas práticas em gestão pública para os municípios com programas e projetos inscritos, acompanhados e evidenciados pela equipe técnica do Sebrae. Dos mais de 100 municípios inscritos no Ceará,

Agenda administrativa do Prefeito Robério Rufino em Fortaleza com o Presidente da EMATERCE

Por: Afrânio Soares Nesta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024,  o Prefeito Robério Rufino esteve em uma agenda de trabalho de suma importância para o desenvolvimento de Ipu. O cenário foi marcado pela presença do Presidente da EMATERCE, Sr. Inácio Mariano, um encontro estratégico para alinhar parcerias fundamentais entre o município e a instituição.

Governo Municipal de Ipu realizou nesta quinta (18) a distribuição dos tíquetes do Programa Vale Gás Social em parceria com o Governo do Estado.

Por Afrânio Soares (Aconteceu Ipu) Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril de 2024, o Governo Municipal de Ipu, sob a liderança do Prefeito Robério Rufino, em colaboração com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Setas), realizou a entrega dos tíquetes do 1º lote de 2024 do Programa Vale Gás Social. Essa iniciativa,