Solenidade nesta sexta (17) celebrou os três anos de trabalho do Caps AD de Ipu e Dia da Luta Antimanicomial

Por: Afrânio Soares

Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio de 2024, o Centro de Atenção Psicossocial – Caps AD de Ipu comemorou o seu terceiro aniversário em grande estilo. O evento, que contou com a presença de autoridades e profissionais da área da saúde mental, teve a participação especial da Banda de Música Municipal Maestro Lazáro Freire, que emocionou a todos com uma bela melodia de parabéns.
O Prefeito Robério Rufino e sua esposa, primeira dama Patrícia, marcaram presença no evento, assim como outras autoridades importantes para a área da saúde mental. A palestra do Dr. Jackson, renomado psicólogo, e dos acadêmicos de psicologia da Faculdade FAEDI também foi um momento de destaque na solenidade.
O aniversário do Caps AD coincide com as comemorações do “Dia da Luta Antimanicomial”, o que torna a data ainda mais significativa. A luta antimanicomial é um movimento importante que busca o fim dos manicômios e a humanização do tratamento de transtornos mentais, garantindo a inclusão e a cidadania das pessoas com sofrimento psíquico.
O sucesso desses três anos de trabalho se deve à equipe de profissionais do Caps AD, que atuam com dedicação e carinho em prol dos pacientes e de suas famílias. Essa equipe é composta por profissionais de diversas áreas, como enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, artesão e segurança. Essa diversidade de especialidades garante uma assistência qualificada, com excelência e responsabilidade.
A enfermeira/coordenadora Sandra Holanda tem sido uma peça fundamental na coordenação do Caps AD, trabalhando incansavelmente para assegurar a qualidade dos serviços prestados. A médica psiquiatra Dra. Helena, juntamente com o médico clínico Dr. Samuel, trazem uma abordagem integrada e cuidadosa aos pacientes. As enfermeiras Patrícia e Adriana, com toda a sua experiência e empatia, desempenham um papel essencial no acolhimento desses indivíduos. Os psicólogos Daianne e João, com sua escuta atenta e apoio psicoterapêutico, contribuem para o equilíbrio emocional dos pacientes. A assistente social Andrea, por sua vez, é responsável por garantir o acesso aos direitos sociais e promover a inclusão social dessas pessoas. O técnico de enfermagem Matheus, a artesã Salete e o segurança Rafael também desempenham papel fundamental na equipe, cada um contribuindo com suas habilidades e dedicação.
O Caps AD de Ipu se tornou referência na região, atendendo não apenas o município de Ipu, mas também outros três municípios vizinhos. Essa expansão é resultado do reconhecimento do trabalho realizado pela equipe, que coloca em prática os princípios da reforma psiquiátrica, visando o cuidado integral e a reinserção social dessas pessoas.
Parabenizamos o Caps AD de Ipu pelos seus três anos de dedicação e realizações. Que esse trabalho continue transformando vidas e promovendo a saúde mental e o respeito à diversidade. Estamos juntos nessa caminhada rumo à construção de uma sociedade mais inclusiva e humanizada.

Segue o progresso continua

** Imagens de Afrânio Soares

Prefeito Robério Rufino Participa de Visita do Presidente Lula ao Palácio da Abolição para Assinatura de Investimentos de 120 Milhões em Ensino Superior no Nordeste

Por: Afrânio Soares ** ÁUDIO PARA AS RÁDIOS – AGENDA DO PREFEITO EM FORTALEZA Na tarde desta quinta-feira, 20 de junho de 2024, o Prefeito Robério Rufino integrou a comitiva de autoridades que prestigiou a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio da Abolição, em Fortaleza. O evento marcou a assinatura de um

Prefeito Robério Rufino Cumpre Agenda Administrativa com Visita à Pavimentação de Calçamento ligando o Cemitério no Distrito Várzea do Giló.

Por: Afrânio Soares ** ÁUDIO PARA DIVULGAÇÃO NO RÁDIO O Prefeito Robério Rufino realizou mais uma importante agenda administrativa ao visitar a obra de pavimentação de calçamento em pedra tosca que já está em fase final de conclusão no Distrito de Várzea do Jiló. A nova pavimentação, que se estende por mais de um quilômetro,

Agenda de atividades da Secretaria de Educação nessa semana de 10 a 14 de junho.

Por: Afrânio  Soares ** ÁUDIO DA AGENDA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO NO RÁDIO Governo Municipal de Ipu à frente o Prefeito Robério Rufino através da Secretaria de Educação divulgou nessa semana mais uma agenda de trabalho para a semana de 10 a 14 de junho. Uma das atuações dos profissionais da educação que