Secretaria de Turismo e Sebrae intensificam ações com o Projeto Identificação Geográfica na Comunidade de Alegria

O Governo Municipal de Ipu, à frente o Prefeito Robério Rufino através da Secretaria de Turismo com o apoio do Sebrae estiveram nessa última semana na Comunidade de Alegria, zona rural e cultural de Ipu, dando continuidade ao Projeto de Identificação Geográfica da Associação dos Artesãos de Alegria em Ipu (ADADA).

A identidade geográfica é um conceito que estuda todas as características em torno de um produto na sua origem, buscando compreender como algumas delas podem ser reproduzidas em outras regiões, ou o contrário, mostrando que são exclusivas de uma região, grupo étnico ou nação.

A Comunidade da Alegria recebeu a visita técnica do Consultor especialista em Gestão de propriedade intelectual, Luciano Ivo, que pôde, ao longo desses dois dias, conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelas artesãs (ou Loiceiras), bem como falar um pouco mais sobre como se dará a árdua caminhada até a obtenção da Identificação Geográfica (IG).

O secretário de turismo Pedro Ramises e Técnico do Sebrae/CE Johnw Magulas, estiveram na comunidade com o consultor Luciano que trouxe para os artesãos da ADADA os passos para seguir no projeto. O encontro o Identificação Geográfica ocorreram entre os dias 18 e 19 de maio de 2022.

“A Indicação Geográfica protege o produto, agrega valor financeiro, reconhecendo a origem histórica e comprovando cientificamente sua qualidade e diferencial. A expectativa é que se obtenham bons frutos com esse projeto” disse o Johnw.

Secretário de Turismo ressalta que vários passos foram dados para concretização do projeto de indicação geográfica da Cerâmica da Alegria. “Um trabalho que vai beneficiar mais de 100 famílias diretamente e ao município de Ipu como um todo” disse.

Segue “O Progresso Continua”

Notícias recentes

Prefeito Robério Rufino participou nesta terça (20) da entrega “Cartões Nutricash” do Programa Ceará sem fome.

O Governo do Estado do Ceará revelou uma importante atualização nos critérios que regem a seleção dos beneficiários do Cartão Ceará Sem Fome, visando ampliar o acesso a recursos alimentares para aqueles em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, em conjunto com a primeira-dama Lia de Freitas, como parte