Secretaria de Saúde realizou nessa quinta (16) sua 8ª Conferência Municipal de Saúde.

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, o Governo Municipal de Ipu, através da Secretaria de Saúde realizou a sua 8ª Conferência Municipal de Saúde, evento solene que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 16 de março de 2023, no Auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Antônio Tarcísio Aragão, Bairro Pereiros.

O evento contou com a participação do Conselho Municipal de Saúde, representantes do Hospital Municipal Dr. José Evangelista de Oliveira, o Prefeito de Ipu Sr. Robério Rufino, Presidente do Legislativo de Ipu, Vereadora Maria Olinda, Chefe de Gabinete Sr. Sebastião Rufino, Secretaria de Saúde Sra. Mabel Girão, trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde, Sociedade Civil, palestrantes e demais autoridades.

As Conferências de Saúde acontecem a cada quatro anos em três etapas: Municipal, Estadual e Nacional, obedecendo sobre o critério de serem realizadas no primeiro ano de cada Governo.

Em Ipu, a 8ª Conferência Municipal de Saúde foi elaborada e dividida em quatro eixos com a seguinte temática:

** Primeiro eixo com o tema: “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”. Sugere uma reflexão sobre o que sociedade e governo precisam para alcançar a qualidade de vida para nossa Nação.

** Segundo eixo com o tema: “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”. Propõe uma análise da participação social como mecanismo de fortalecimento da cidadania e como essa participação pode contribuir para aproximar a sociedade do Estado.

** Terceiro eixo com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. Promove um debate sobre a defesa de um Sistema Único de Saúde universal, 100% público, com equidade no acesso às ações e serviços de saúde, integralidade do cuidado e financiamento adequado e suficiente.

** Quarto eixo com o tema: “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”. Dá a oportunidade para debater a gestão do trabalho como eixo organizacional no processo de modernização do SUS e as contribuições que a produção de conhecimentos técnicos e científicos, ajustada às necessidades e consequências socioeconômicas e culturais, trará para a gestão das políticas públicas do País.

Um dos grandes objetivos dessas “Conferências” é oportunizar uma avaliação e debate da situação da saúde nos territórios, resulta a formulação de diretrizes que subsidiarão a construção dos Planos de Saúde Estadual e Nacional, para o próximo quadriênio. Ressalta-se que as proposições em todos os âmbitos, devem estar atreladas aos princípios e diretrizes do SUS.

Segue o progresso continua.