Secretaria de Saúde de Ipu realizou neste sábado (12) o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica – Edição de 2023.

No último sábado, dia 12 de agosto de 2023, a cidade de Ipu vivenciou um momento de extrema importância para a saúde pública, com a realização do “Dia D” de vacinação antirrábica na área urbana. Essa ação foi organizada pelo Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Saúde, através do setor de Endemias.

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e prevenir a ocorrência de casos de raiva em nossa população, a campanha de vacinação mobilizou equipes de profissionais capacitados que dedicaram seu tempo e esforço para que o evento fosse um sucesso.

Desde as primeiras horas da manhã, a movimentação foi intensa nos postos de vacinação espalhados por diversos pontos estratégicos da cidade.

Os moradores de Ipu compareceram em grande número, conscientes da importância de imunizar seus animais de estimação.

A vacinação contra a raiva é fundamental para proteger não apenas os animais, mas também os seres humanos, uma vez que a doença é letal em ambos os casos. A raiva é uma zoonose que pode ser transmitida através da mordida de um animal contaminado, sendo uma preocupação constante para a saúde pública.
Durante todo o dia, as equipes de vacinação realizaram um trabalho eficiente e ágil, garantindo que todos os animais que compareceram aos postos recebessem a vacina de forma segura e adequada. Cada dose aplicada representa mais um passo na prevenção da raiva em nossa cidade. Além disso, a campanha também promoveu a conscientização da população sobre a importância da posse responsável de animais de estimação, ressaltando a necessidade de mantê-los vacinados e cuidados de acordo com as orientações dos profissionais de saúde.

A união de esforços entre o Governo Municipal, a Secretaria de Saúde e a população de Ipu foi essencial para o sucesso dessa campanha de vacinação antirrábica. Através do empenho de todos, conseguimos atingir um alto índice de adesão, garantindo a proteção de nossos animais e a segurança da nossa comunidade.

Diante disso, é notório o avanço que estamos fazendo em relação à prevenção e controle da raiva em nossa cidade. A vacinação antirrábica é uma ação fundamental, e a realização do Dia D demonstra o compromisso do Governo Municipal e da Secretaria de Saúde em promover a saúde e o bem-estar da população de Ipu.

A vacinação antirrábica é um exemplo de como a união entre o poder público e a comunidade pode alcançar grandes resultados na área da saúde.

(..) “Estamos no caminho certo para construirmos uma cidade cada vez mais protegida contra a raiva e outras doenças. Portanto, a realização do Dia D de vacinação antirrábica na área urbana de Ipu foi um sucesso, e agradecemos a todos que estiveram envolvidos nessa importante ação. Que continuemos trabalhando juntos em prol da saúde e da qualidade de vida de nossa população”. Disse a Secretária de Saúde, Sra. Mabel Girão.

Governo Municipal de Ipu.