Secretaria de Saúde de Ipu encerrou nesta segunda (29) a Programação da Campanha Nacional Novembro Azul.

Com o apoio do Instituto Compartilha, o Governo Municipal de Ipu através da Secretaria de Saúde encerraram na manhã desta segunda-feira, 29 de novembro de 2021, a importante Campanha Novembro Azul com a distribuição de brindes e palestra no Centro de Marcações de Consultas da Secretaria.

O Secretario de Saúde, Sr. Sebastião Rufino reafirmou o compromisso da gestão com a saúde da população de Ipu; segundo ele: (..) “Ninguém está livre de ser abalado por uma doença, seja física ou mesmo, mental; queremos a cada campanha conscientizar a população masculina de Ipu para a necessidade de cuidar melhor de sua saúde, bem como: incentivando os ipuenses em praticar sempre os exercícios, uma boa alimentação, parar de fumar e, também, fazer o exame de próstata”. Afirmou o Secretário.

Essa campanha visa também quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.

O mês de novembro foi o escolhido, pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Durante todo o mês, ações são realizadas com o objetivo de alertar sobre a doença e, assim como no Outubro Rosa, vários pontos turísticos do país e do mundo são iluminados, dessa vez no tom de azul.

Espera-se que as campanhas anuais de conscientização sobre a doença incentivem os homens a procurarem o médico regularmente e ampliem o conhecimento da população sobre essa neoplasia.

Gestão “O Progresso Continua”

** Postagem de Afrânio Soares com imagens de Fagner Freire (IN).