Secretaria de Saúde de Ipu destaca o sucesso de mais uma Campanha de Doação de Coleta de Sangue do Hemoce no Município.

O ano de 2021 foi marcado por desafios e conquistas para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, o hemocentro recebeu, no ano passado, mais de cem mil doações de sangue, mantendo estável o atendimento transfusional em todo o Ceará.

Nesse início do ano de 2022, o município de Ipu foi o palco de mais uma importantíssima campanha de coleta de sangue que aconteceu nesta última terça (11) e quarta (12) na Escola Profissionalizante de Ipu com toda a logística da Secretária de Saúde do Município de Ipu.

Durante da Campanha de Coleta de Sangue, o Secretário de Saúde de Ipu, Sr. Sebastião Rufino esteve presente no local onde ressaltou todo o apoio da Gestão Administrativa para mais uma campanha de coleta de sangue, com mais de 155 bolsas coletadas, um sucesso já referendado desta campanha de doação de sangue em Ipu, Terra de Iracema.

Diante da pandemia do coronavírus, o Hemoce tem adotado várias medidas sanitárias para continuar recebendo os voluntários com segurança. O apoio, a solidariedade e o compromisso da população cearense foi um dos diferenciais que ajudaram o hemocentro a manter, durante os 12 meses do ano, o estoque sempre dentro da margem de segurança transfusional, chegando, inclusive, a enviar 1.253 bolsas de sangue para outros estados do País, como São Paulo, Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, que tiveram seus estoques afetados.

No Ceará, o Hemoce é responsável pela realização do cadastro para doação de medula óssea. Em 2021, o hemocentro cadastrou 11.997 voluntários como possíveis doadores de medula, chegando à marca de mais de 220 mil possíveis doadores cadastrados. Atualmente, o Estado possui o maior cadastro entre as regiões Norte e Nordeste. Além do registro, a unidade realiza a coleta de células de medula óssea. Desde 2012, já foram feitos 86 procedimentos – sete deles aconteceram no ano passado.

São essas atitudes dos doadores de sangue em Ipu, que mantém o município como uma referência na solidariedade na doação de sangue, salvando vidas.

Governo Municipal de Ipu

Gestão “O Progresso Continua”

** Postagem de Afrânio Soares.

Notícias recentes

Prefeito Robério Rufino participou nesta terça (20) da entrega “Cartões Nutricash” do Programa Ceará sem fome.

O Governo do Estado do Ceará revelou uma importante atualização nos critérios que regem a seleção dos beneficiários do Cartão Ceará Sem Fome, visando ampliar o acesso a recursos alimentares para aqueles em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, em conjunto com a primeira-dama Lia de Freitas, como parte