Prefeito Robério Rufino participou nesta sexta (30) das comemorações do Dia das ACS e ACE.

O Governo Municipal de Ipu à frente o Prefeito Robério Rufino e todo o seu grupo administrativo da saúde comemorou em grande estilo o Dia Nacional das Agentes Comunitárias de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias, evento comemorativo que foi antecipado para essa sexta-feira, 30 de setembro de 2022, acontecido na belíssima Chácara Texas Country de Ipu; com sorteio de vários blindes bolo de aniversário e um almoço especial.

O Dia Nacional da Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias é comemorado no dia 04 de outubro; em Ipu esse evento foi antecipo em virtude das Eleições de 2022.

A importância dessas profissionais – No caso da Agente Comunitário de Saúde, estão mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce.

Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes.

A Agente Comunitário de Saúde – ACS são muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade.

Já o Agente de Combate às Endemias – ACE – é o profissional que trabalha vinculado a uma equipe de vigilância em saúde, mas que deve atuar de forma conjunta com a equipe de saúde da família sempre que possível.

Além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças, o Agente de Combate às Endemias também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.

O Ministério da Saúde definiu a Saúde da Família como estratégia prioritária para a organização e fortalecimento da APS no país. As atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias são regidas pela Lei nº 11.350/2006 e pelo Decreto nº 3.189/1999 que fixam as diretrizes para o exercício profissional desse trabalhador. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.585/2007.

Fizeram-se presentes nas comemorações do evento, o Prefeito Robério Rufino, Chefe de Gabinete Sr. Sebastião Rufino, Secretária de Saúde Dra. Mabel Girão, Vereador Glaidson Martins (Ex-Secretário de Saúde de Ipu), Coordenadoras: Bete e Rosana Carla, demais autoridades e funcionários da saúde.

O Prefeito Robério Rufino destacou a importância das duas categorias para o Governo Municipal e o importante trabalho que hoje representam para os ipuenses.

Segue o progresso continua