Nota de Esclarecimento à Sociedade Ipuense

Nota de esclarecimento à Sociedade Ipuense!

A Prefeitura Municipal de Ipu, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer os fatos relacionados aos testes rápidos recebidos da SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ – COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA SUPERINTENDÊNCIA DO NORTE (11º CRES SOBRAL) e utilizados em nosso Munícipio.

Ante a evolução da pandemia COVID-19 e, consequente, chegada ao nosso Município, e do aumento do número de pessoas com síndromes gripais e suspeitos com sintomas da COVID-19, levando em consideração a confirmação de que 04 (quatro) profissionais da área da saúde – funcionários do Hospital Municipal – testaram positivo para a doença, mesmo sendo assintomáticos. Mediante essa situação, resolvemos testar em massa os servidores , sendo aplicado no total de 51(cinquenta e um) testes, destes 29 (vinte e nove) deram positivo para a COVID-19.Ressaltamos, ainda, que com o objetivo de quebrar o ciclo de transmissão afastamos todos esses servidores.

No dia seguinte, continuamos a testagem em massa de outros servidores e, para a nossa surpresa, todos os testes deram negativos.

Por suspeitar que esses exames poderiam estar imprecisos, nossa farmacêutica manifestou-se no sentido de que seria pertinente a suspensão dos testes rápidos até que fosse realizada a apuração dos fatos para posteriores esclarecimentos. Comunicamos o fato ocorrido a Superintendência da Microrregional de Saúde de Sobral.

Nesse ínterim, alguns servidores tomaram a iniciativa de realizar testes em uma rede privada de saúde, obtendo resultados negativos para a COVID – 19. Recebemos, desses servidores, uma cópia de cada exame, o que veio a confirmar a suspeita de imprecisão dos resultados dos testes aplicados nos servidores do Hospital Municipal.

Em nenhum momento houve má fé por parte da Secretaria de Saúde, ao contrário, fomos coerentes e prudentes quanto à tomada de decisões em relação a aplicação dos testes rápidos.

Informamos, ainda que, todos os profissionais de saúde do Hospital Municipal serão testados na próxima semana através da aquisição de 1.000 (um mil) testes rápidos (IgG e IgM) adquiridos pelo Município de Ipu, através de empresa privada. Fato esse que esclarecerá dúvidas dos resultados dos testes aplicados nos profissionais de saúde e dar uma maior segurança aos novos testes a serem realizados.

Por fim, deixamos aqui o nosso sincero pedido de compreensão e que todos continuem adotando as recomendações determinadas pela Organização Mundial da Saúde.

Ipu, 15 de maio de 2020

Carlos Sérgio Rufino Moreira