Ipu recebe Seminário Regional de Fortalecimento do Selo Município Verde

Representantes dos municípios da região foram recebidos pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo o Núcleo Gestor da APA da Bica de Ipu nesta quarta-feira, (24/04), para participarem do seminário de estruturação para garantir o Programa Selo Município Verde (PSMV).
O seminário foi ministrado na Sede da APA da Bica do Ipu, localizada na Rua São Vicente, s/n, Alto Dos Quatorze, Ipu – Ceará, pela técnica da secretaria de meio ambiente do Estado do Ceará e uma das coordenadoras do programa, Socorro Azevedo.
O prefeito Sérgio Rufino, que participou da abertura do evento ressaltou que irá tentar atingir as metas para alcançar o Selo Município Verde. “Nós precisamos tratar essa pauta do Meio Ambiente e todas esses assuntos relacionados a Natureza com bastante seriedade. Na nossa gestão criamos uma Autarquia de Meio Ambiente, participamos ativamente do Consórcio dos Resíduos Sólidos, sempre buscando atender o nosso compromisso com a causa”.
Para garantir o selo é preciso atender critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. Os municípios são avaliados a cada dois anos, para isso é necessário documentos comprobatórios que sigam os cinco eixos temáticos: política municipal de meio ambiente, saneamento ambiental e saúde pública, recursos hídricos, agricultura sustentável e biodiversidade.
Selo Município Verde
O Selo Município Verde (PSMV) é um Programa de Certificação Ambiental pública, instituído pela Lei Estadual nº13.304/03, alterada pela Lei nº16.128, de 14 de outubro de 2016 e regulamentado pelos Decretos n.º 27.073/03 e n.º27.074/03. É o distintivo que identifica os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados possíveis na salvaguarda ambiental, atendendo critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações, a ser entregue a cada 2 anos.
O Programa tem como parâmetros a Sustentabilidade, Exequibilidade, Legitimidade, Confiabilidade e Equidade Seletiva e a participação do município dá-se inicialmente com a sua inscrição online desde que possua a Lei de criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, condição para o município se inscrever no programa.
** Ipu Notícias (Colaborador do Governo Municipal)
Postado por Afrânio Soares
(Gabinete)

Notícias recentes

O Município de Ipu ficou na 3ª colocação do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Na noite desta quinta-feira, 18 de abril, no La Meson Dunas em Fortaleza, aconteceu o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O prêmio é um reconhecimento das boas práticas em gestão pública para os municípios com programas e projetos inscritos, acompanhados e evidenciados pela equipe técnica do Sebrae. Dos mais de 100 municípios inscritos no Ceará,

Agenda administrativa do Prefeito Robério Rufino em Fortaleza com o Presidente da EMATERCE

Por: Afrânio Soares Nesta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024,  o Prefeito Robério Rufino esteve em uma agenda de trabalho de suma importância para o desenvolvimento de Ipu. O cenário foi marcado pela presença do Presidente da EMATERCE, Sr. Inácio Mariano, um encontro estratégico para alinhar parcerias fundamentais entre o município e a instituição.

Governo Municipal de Ipu realizou nesta quinta (18) a distribuição dos tíquetes do Programa Vale Gás Social em parceria com o Governo do Estado.

Por Afrânio Soares (Aconteceu Ipu) Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril de 2024, o Governo Municipal de Ipu, sob a liderança do Prefeito Robério Rufino, em colaboração com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Setas), realizou a entrega dos tíquetes do 1º lote de 2024 do Programa Vale Gás Social. Essa iniciativa,