Representantes dos municípios da região foram recebidos pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo o Núcleo Gestor da APA da Bica de Ipu nesta quarta-feira, (24/04), para participarem do seminário de estruturação para garantir o Programa Selo Município Verde (PSMV).
O seminário foi ministrado na Sede da APA da Bica do Ipu, localizada na Rua São Vicente, s/n, Alto Dos Quatorze, Ipu – Ceará, pela técnica da secretaria de meio ambiente do Estado do Ceará e uma das coordenadoras do programa, Socorro Azevedo.
O prefeito Sérgio Rufino, que participou da abertura do evento ressaltou que irá tentar atingir as metas para alcançar o Selo Município Verde. “Nós precisamos tratar essa pauta do Meio Ambiente e todas esses assuntos relacionados a Natureza com bastante seriedade. Na nossa gestão criamos uma Autarquia de Meio Ambiente, participamos ativamente do Consórcio dos Resíduos Sólidos, sempre buscando atender o nosso compromisso com a causa”.
Para garantir o selo é preciso atender critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. Os municípios são avaliados a cada dois anos, para isso é necessário documentos comprobatórios que sigam os cinco eixos temáticos: política municipal de meio ambiente, saneamento ambiental e saúde pública, recursos hídricos, agricultura sustentável e biodiversidade.
Selo Município Verde
O Selo Município Verde (PSMV) é um Programa de Certificação Ambiental pública, instituído pela Lei Estadual nº13.304/03, alterada pela Lei nº16.128, de 14 de outubro de 2016 e regulamentado pelos Decretos n.º 27.073/03 e n.º27.074/03. É o distintivo que identifica os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados possíveis na salvaguarda ambiental, atendendo critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações, a ser entregue a cada 2 anos.
O Programa tem como parâmetros a Sustentabilidade, Exequibilidade, Legitimidade, Confiabilidade e Equidade Seletiva e a participação do município dá-se inicialmente com a sua inscrição online desde que possua a Lei de criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, condição para o município se inscrever no programa.
** Ipu Notícias (Colaborador do Governo Municipal)
Postado por Afrânio Soares
(Gabinete)
Educação de Ipu brilha na 16ª Edição do Concurso Internacional Canguru de Matemática.
Agenda técnica de 24 a 28 de junho de 2024 da Secretária de Educação Edição: Professor Marconi Filho Nesse mês de junho a Secretaria de Educação do nosso município recebeu com muita alegria mais um resultado positivo da 16ª edição do Concurso Internacional Canguru de Matemática no Brasil, uma olimpíada onde os alunos do Projeto