Ipu lança nova marca turística para o município

A pintura de uma índia sobre um fundo terracota onde se lê “Ipu-Terra de Iracema” é a nova marca turística do município de Ipu, localizada na Serra da Ibiapaba. A nova logo, lançada pela Prefeitura Municipal de Ipu, num trabalho conjunto das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, e em parceria com o Escritório Regional do Sebrae/CE, é a parte mais visível do novo Direcionamento Estratégico do Turismo planejado para a cidade.

A ação faz parte do “Cidade Empreendedora”, programa desenvolvido pelo Sebrae e que tem como foco, a partir da parceria com as gestões municipais, o desenvolvimento econômico dos municípios através de políticas públicas que mirem eixos estratégicos locais.

Entre os objetivos desse macro do Direcionamento, estão o fortalecimento da identidade territorial, a redução da taxa de sazonalidade entre a alta e baixa temporada, a implementação de um calendário anual de eventos e o incremento de volume de receitas no destino.

Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Pedro Ramises Martins, “O objetivo é criar estratégias e ações que orientarão a construção da imagem e o posicionamento do município como destino turístico cada vez mais atrativo para a mesorregião da Ibiapaba , usando nossa História e Cultura como motor de desenvolvimento, alavancando a economia e proporcionando um melhor padrão de vida para a população.”

NOVA ETAPA

Já o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Sílvio Andrade. Explicou, durante o evento, que Ipu chega, com essas iniciativas, à segunda fase do programa. “Nós estamos entrando agora na segunda etapa do Cidade Empreendedora, aqui, no município. Na primeira etapa, nós fizemos todo o planejamento estratégico e, agora, estamos colocando em prática diversas ações e abrindo novos eixos de desenvolvimento”.

Na Ibiapaba, o município de Ipu foi o primeiro a implementar o programa, o que, segundo Sílvio Andrade, “demonstra a confiança e parceria que temos com o Escritório Regional do Sebrae/CE e o desejo da gestão municipal de buscar, sempre inovar e melhorar a vida da população”.

Nova Marca Turística

Lançada junto com o Direcionamento Estratégico do Turismo de Ipu, a nova marca turística reforça uma parte importante da identidade ipuense, eternizada na obra de José de Alencar, no romance “Iracema”.

Principalmente porque, um dos principais pontos turísticos do município, a Bica de Ipu, também conhecida como “Bica de Iracema” foi onde, segundo o livro, costumava vir banhar-se a índia Iracema, a “virgem dos lábios de mel”. Com uma altura de 130 metros, a icônica queda d’água do Riacho Ipuçaba fica na Serra da Ibiapaba, região onde a tribo de Iracema teria vivido.

A identificação da simbologia utilizada para a criação da marca levou em consideração, o Plano de desenvolvimento Turístico de Ipu e aconteceu de forma participativa envolvendo a gestão municipal, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), empresários e entidades representativas do município.

Para o analista técnico do Sebrae na Ibiapaba, Johnw Mágulas, a iniciativa vai agregar valor aos negócios já existentes. “A marca Turística representa uma forma estratégica de valorizar a cultura do município e com isso fomentar a geração de novos negócios no município e agregar aos negócios já existentes. Essa entrega é decorrendo do planejamento que desenvolvemos no primeiro ciclo do Cidade Empreendedora. Agora, no segundo ciclo do programa, já estamos colheremos bons frutos”, reforça.

Segue o progresso continua

** Fonte SEBRAE