Hospital Municipal realiza as primeiras cirurgias ortopédicas de lesões do ligamento cruzado anterior do joelho (LCA).

Equipe médica do Hospital Municipal Dr. José Evangelista de Oliveira realizou com muito sucesso as primeiras cirurgias ortopédicas de lesões do ligamento cruzado anterior do joelho (LCA); esse procedimento cirúrgico aconteceu na tarde desta terça-feira, 27 de setembro de 2022.

Por ser o primeiro procedimento cirúrgico ocorrido em um hospital de Ipu, portanto, fora do eixo dos grandes hospitais de Sobral e Fortaleza, a classe médica e toda da direção do Hospital Dr. José Evangelista de Oliveira consideraram o procedimento um marco histórico para a saúde dos ipuenses.

Detalhes dessa cirurgia

Quando o ligamento cruzado anterior é lesionado, é grande a chance de que uma intervenção cirúrgica seja necessária para recuperar as funções do joelho. Ela dependerá de vários fatores, entre eles: a gravidade do ferimento e o nível de atividade do paciente.

Anatomia – A articulação do joelho é formada pelo encontro de três ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a rótula (patela). A rótula está na frente da articulação, para protegê-la.

Os ossos são conectados entre si por meio de ligamentos. Há quatro ligamentos principais no joelho. Eles agem como fibras resistentes que mantêm os ossos unidos e o joelho estável.

Modernização do Hospital Dr. José Evangelista de Oliveira

Com a aquisição de aparelhos e materiais modernos de última geração, mais pacientes de Ipu e regiões, que estão aguardando numa fila de espera, que já dura mais de quatro anos, serão agora beneficiados com esses procedimentos cirúrgicos diretamente no Hospital Municipal.

Prefeito Robério Rufino

Segue o progresso continua