Governo Municipal realizou nesta terça (26) a II Conferência Municipal de Saúde Mental – Edição de 2022.

O Governo Municipal de Ipu, através do Conselho Municipal de Saúde, com todo o apoio da Secretaria de Saúde realizou na manha desta terça-feira, 26 de abril de 2022, a sua II Conferência Municipal de Saúde Mental – Edição de 2022; evento importantíssimo que aconteceu no Buffet Luar, no Bairro Pereiros.

O objetivo dessa Conferência é fomentar substantivamente para a viabilidade de políticas voltadas para a “Saúde mental, álcool e outras drogas” direcionando essas políticas de governo em todos os estados da federação brasileira, que venham a descentralizar e integrar a saúde através do SUS.

Fizeram-se presentes a vice-prefeita Sra. Antonieta Martins, que representou o Prefeito Robério Rufino, a primeira dama do município Sra. Patrícia Valle, Secretária de Saúde de Ipu, Dra. Mabel Girão, Presidente do Legislativo de Ipu, Vereadora Maria Olinda Bezerra Martins, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sra. Elizabeth Alves (Representou o Presidente do Conselho Sr. Asarias Araújo), Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Sra. Cláudia Linhares, Coordenadora do CAPS Paula Aragão, Coordenadora do CAPS AD, Sra. Sandra Holanda, Sra. Shirlene Rodrigues (Representando a Secretaria de Assistência Social), vereadores, secretários, demais autoridades e público presente.

O tema “Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios” permitiu a convocação dos setores envolvidos com as políticas públicas e de todos aqueles que com indagações e propostas sobre a saúde mental. Em Ipu, a comissão executiva desta conferência conta a participação referenciada dos seguintes setores:

** Secretaria de Saúde do Município

** Coordenação de Saúde Mental

** Conselho Municipal de Saúde

** Coordenação de Atenção Básica

** Coordenação de Controle e Avaliação

** Coordenação de Mobilização Social.

Hoje, os membros da Comissão estão formados com os seguintes participantes: – Paula Giovani Mororó Aragão, Francisco José Sobrinho, Maria Elizabeth Alves, Antonio Gilvan Paiva, Leandro Freitas Mororó, Paula Giovani Mororó Aragão, Francisca Sandra Holanda de Brito, Alisson Farias Mororó, Francisca Gonçalina Martins Timbó, Janaína Mesquita Mororó Aragão, Samile Rodrigues Mourão, Matheus Marques de Sousa, Andrea Paiva do Nascimento, Antonio Gladson Martins, Antonia Raqueline Sousa, Adriana Araújo de Sousa e Francisco Eduardo Pereira Damasceno.

A partir da Resolução nº 668, publicada dia 28 de janeiro de 2022, ficaram definidas novas datas e prazos para realização de todas as etapas do evento.

** Etapas Municipais e Macrorregionais: Até 30 de abril de 2022

** Etapas Estaduais e Distrital: De 1º de fevereiro até 30 de junho de 2022

** Etapas livres/preparatórias: Até 30 de setembro

** Etapa Nacional: De 8 a 11 de novembro.

O eixo principal da Conferência Nacional de Saúde Mental é “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo:

** Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;

** Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

** Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

** Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Gestão “O Progresso Continua”