Governo Municipal de Ipu decreta situação de emergência devido à escassez de água potável. Serão perfurados vários poços profundos.

No último dia 11 de outubro de 2023, o Governo Municipal de Ipu emitiu o Decreto nº 15/2023, decretando oficialmente uma situação de emergência no município devido à grave escassez de água potável. A seca no Açude do Bonito, a principal fonte de abastecimento da região, tem gerado impactos significativos na disponibilidade de água, tornando a situação insustentável. Como resultado, a população local está enfrentando dificuldades no acesso a esse recurso essencial.

Diante dessa crise hídrica, o Prefeito Robério Rufino, acompanhado do Chefe de Gabinete Sebastião Rufino, tomou medidas imediatas para mitigar a situação. Na manhã desta sexta-feira, 13 de outubro de 2023, eles se reuniram com uma empresa especializada em perfurações de poços profundos. O objetivo é identificar locais críticos em bairros onde o abastecimento de água é mais precário, para perfurar poços profundos e integrá-los à rede do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade.

Os bairros do Cafute, Boa Vista e Pereiros foram visitados pelo Chefe do Executivo como parte desse levantamento. Essas áreas são identificadas como as mais afetadas pela escassez de água e, portanto, receberão atenção prioritária no esforço de perfuração de poços profundos. A esperança é que, ao interligar essas novas fontes de abastecimento à rede existente, a população possa ser melhor atendida, aliviando a atual crise.

O Açude Araras, que supre parte do município, já não é suficiente para atender à crescente demanda da sede do município de Ipu pela precariedade de sua rede captação dividida com o município vizinho de Pires Ferreira, e o SAAE tem enfrentado dificuldades significativas para fornecer água de qualidade à população. O crescimento demográfico da cidade tornou a gestão dos recursos hídricos ainda mais desafiadora.

A administração municipal reconhece a urgência dessa situação e está comprometida em tomar todas as medidas necessárias para garantir o acesso à água potável para todos os habitantes de Ipu. A perfuração de poços profundos e a integração na rede do SAAE são parte de um esforço contínuo para enfrentar os desafios da seca e garantir que a comunidade tenha acesso a um recurso tão fundamental como a água.

Segue o progresso continua

** Postagem e imagem de Afrânio Soares