Governo Municipal com apoio da “Apa da Bica” realizou nesta terça (02) palestra sobre “Incêndios Florestais”.

Dando início à Festa Anual das Árvores 2024, Governo Municipal e APA da Bica do Ipu, em parceria com a Escola Técnica Antônio Tarcísio Aragão, realizaram, nesta terça-feira (02/04), um painel de discussão sobre incêndios florestais. O evento reuniu diversos profissionais comprometidos em abordar a realidade e os desafios enfrentados na conservação e preservação ambiental tanto no âmbito municipal quanto regional.

O painel contou com a participação do tenente do Corpo de Bombeiros Militar André Luis, o agrônomo e professor Gabriel Silveira, o agente jovem ambiental Carlos Emanuel, o Assessor de Meio Ambiente Silas Lima e o secretário municipal de Turismo Pedro Ramises Martins.

Ao longo do debate, ficou clara a importância da preparação e resposta rápida em casos de incêndios florestais. Neste sentido, o representante do CBMCE, Tenente André Luís, lembrou que a Companhia de Ipueiras foi a unidade que mais combateu incêndios florestais em todo o Brasil em 2023 e ressaltou a necessidade de conscientização e cooperação da comunidade, citando como exemplo o Projeto “Protetor da Mata Branca”, do qual o município de Ipu faz parte, e que leva capacitação e treinamento para produtores rurais. Ainda nesta seara, Gabriel Silveira destacou as práticas sustentáveis de manejo da vegetação, visando reduzir o risco de incêndios e preservar o ecossistema local.

O Secretário Pedro Ramises Martins trouxe à ribalta as peculiaridades geográficas e ambientais de Ipu, salientando a especial vulnerabilidade na qual o bioma da Caatinga, único que existe apenas no Brasil, se encontra tanto na Terra de Iracema quanto em todo o nordeste e lembrou da explosão de incêndios florestais no ano de 2023 e como a união entre tecnologia de monitoramento e a criação de uma rede de brigadas florestais amigas foram determinantes para a taxa de sucesso histórica no combate à queimadas.

Por fim, a discussão sobre educação ambiental foi trazida à tona pelo agente jovem ambiental, que enfatizou a importância de educar desde cedo sobre a preservação das florestas e a prevenção de incêndios.

Esta troca de conhecimentos e experiências reforçou a importância da cooperação entre diferentes atores no enfrentamento desse desafio ambiental que, num contexto de mudanças climáticas cada vez drásticas, vem se tornando mais urgente a cada ano.

Sobre a “Festa Anual das Árvores”

O Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores, a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos Estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Por conta disso, o Governo do Estado do Ceará coordena, por meio da SEMA – Secretaria do Meio Ambiente e mudança do Clima -, a “Festa Anual das Árvores”. Em parceria com os municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, são realizadas diversas ações de educação ambiental em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da “Festa Anual das Árvores”. No ano e 2024 este tema é “Incêndios Florestais”.

Segue o progresso continua

** Postagem de Afrânio Soares