Cresce o número de empreendedores no município de Ipu

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do município de Ipu, que tem a frente o Secretário Adriano Melo, tem trabalhado para a criação do ambiente favorável para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios no município, através de parceira com o SEBRAE foi implantada a Sala do Empreendedor.
A Sala do Empreendedor é, a princípio, um espaço físico da prefeitura municipal que materializa a simplificação dos processos de abertura, baixa e funcionamento das empresas. Um local onde os empresários podem ter informações e solucionar problemas relativos a seus processos.
A unificação e desburocratização de normas e procedimentos, mais do que uma iniciativa empreendedora por parte dos gestores municipais, é o pleno atendimento aos preceitos legais contidos na Lei Complementar 123 de 14 de dezembro de 2006 que em seus Artigos 4º e 8º estabelece, respectivamente:
“(…) Na elaboração de normas de sua competência, os órgãos e entidades envolvidos na abertura e fechamento de empresas, dos 3 (três) âmbitos de governo, deverão considerar a unicidade do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas, para tanto devendo articular as competências próprias com aquelas dos demais membros, e buscar, em conjunto, compatibilizar e integrar procedimentos, de modo a evitar a duplicidade de exigências e garantir a linearidade do processo, da perspectiva do usuário.”
“(…) Será assegurado aos empresários entrada única de dados cadastrais e de documentos, resguardada a independência das bases de dados e observada a necessidade de informações por parte dos órgãos e entidades que as integrem.”
Numa visão geral, a missão da Sala do Empreendedor deve estar atrelada à simplificação de processos e à facilitação do dia a dia do empreendedor nos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. As atividades no município de Ipu tem contribuído para a formalização dos pequenos negócios, onde tivemos um crescimento de empreendedores individuais conforme mensuração dos indicadores no portal do empreendedor e demonstrado no quadro abaixo:
“A busca pela formalização demonstra que estamos no caminho certo,pois contribuímos para que as pessoas realizem o sonho de ter o negócio próprio. ” Ressaltou o Secretario Adriano Melo.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Ipu
***Postagem de Afrânio Soares