Caminhada chama atenção para Dia Mundial de Prevenção do Suicido.

O Centro de Atenção Psicossocial de Ipu – CAPS à frente a Coordenadora Gonçalina Martins Timbó e sua equipe gestora realizaram na manhã desta segunda-feira (10-09-2018) uma caminhada pelas ruas do centro comercial de Ipu chamando atenção para o Dia Mundial de Prevenção do Suicido, comemorado no dia 10 de setembro, “O Setembro Amarelo”.
O evento contou com a participação do Secretário de Saúde do município, Glaydson Martins e das agentes de saúde. O ato público terminou na Praça de Iracema, ocasião em que o Secretário falou sobre a importância desta campanha, principalmente o acompanhamento feito pela instituição nesta parceria com as demais secretárias e os profissionais de saúde.
Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio. Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema e que são organizadas caminhadas, durante esse mês alguns locais são decorados com a cor amarela
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.
As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.
(..) Dados do site “Calendarr Brasil”
Por Afrânio Soares
(Gabinete do Prefeito)

Notícias recentes

Governo assina termo de renovação da 4ª Edição do Programa Cidade Empreendedora.

Por Afrânio Soares O Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, em parceria com o Sebrae Regional da Ibiapaba, celebrou um importante marco nesta última segunda-feira, 15 de abril de 2024: a renovação do Programa Cidade Empreendedora, edição de 2024. Este evento não só simboliza um compromisso renovado com

Prefeito Robério visita obras nesta quinta (11) nas localidades de São Bento e Manuíno.

Por Afrânio Soares (PMI) Nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Prefeito Robério Rufino acompanhado do Secretário de Infraestrutura e do Engenheiro Luan  esteve nas localidades de São Bento e Manuíno para uma agenda administrativa de suma importância. O foco da visita foi a vistoria das duas “Passagens Molhadas” recentemente construídas, que já estão