Caminhada chama atenção para Dia Mundial de Prevenção do Suicido.

O Centro de Atenção Psicossocial de Ipu – CAPS à frente a Coordenadora Gonçalina Martins Timbó e sua equipe gestora realizaram na manhã desta segunda-feira (10-09-2018) uma caminhada pelas ruas do centro comercial de Ipu chamando atenção para o Dia Mundial de Prevenção do Suicido, comemorado no dia 10 de setembro, “O Setembro Amarelo”.
O evento contou com a participação do Secretário de Saúde do município, Glaydson Martins e das agentes de saúde. O ato público terminou na Praça de Iracema, ocasião em que o Secretário falou sobre a importância desta campanha, principalmente o acompanhamento feito pela instituição nesta parceria com as demais secretárias e os profissionais de saúde.
Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio. Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema e que são organizadas caminhadas, durante esse mês alguns locais são decorados com a cor amarela
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.
As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.
(..) Dados do site “Calendarr Brasil”
Por Afrânio Soares
(Gabinete do Prefeito)