Acolher e Inovar na Perspectiva de uma Educação Integral: Jornada Pedagógica 2024 em Ipu

Na manhã ensolarada desta quarta-feira, 24 de janeiro de 2024, o Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a Jornada Pedagógica Edição de 2024, realizada no imponente Ginásio da Escola Profissional de Ipu. Este evento solene marcou o compromisso do município em proporcionar uma educação que vai além da sala de aula, abraçando a integralidade do desenvolvimento humano.

A Secretaria de Educação, ciente da importância do acolhimento e da inovação na prática pedagógica, buscou criar um espaço de diálogo e reflexão para os educadores. Afinal, a formação humana é um processo contínuo, que se desenrola ao longo de toda a vida e em todos os espaços que permeiam a existência de cada indivíduo. É uma trajetória social e trilha individual, onde valores, pensamentos e formas de organização coletiva se entrelaçam com as escolhas, preferências e habilidades de cada um.

A Educação Integral é a bandeira levantada por este município comprometido com o futuro de suas crianças e jovens. Busca assegurar o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Esse compromisso pressupõe a construção contínua de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais.

O evento contou com a ilustre presença do Prefeito Robério Rufino, que reforçou o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação em Ipu. Além disso, a Jornada Pedagógica de 2024 teve a honra de receber dois palestrantes renomados, enriquecendo ainda mais os debates sobre acolhimento e inovação na educação.

Os palestrantes convidados foram André Rocha, cuja experiência e conhecimento trouxeram uma perspectiva única sobre práticas inovadoras na educação, e o Psicólogo Paulo Fernandes Mendes Júnior, que destacou a importância do aspecto emocional no processo educativo. Suas contribuições certamente deixaram uma marca significativa nos corações e mentes dos participantes, ampliando horizontes e inspirando novas abordagens pedagógicas.

A Jornada Pedagógica Edição de 2024 em Ipu foi mais do que um evento; foi um compromisso renovado com uma educação que transcende o ensino formal, abraçando a complexidade e riqueza do ser humano em sua totalidade. Que este encontro seja apenas o ponto de partida para uma jornada educacional repleta de acolhimento, inovação e crescimento constante. O município de Ipu reafirma seu compromisso com uma educação integral, preparando seus cidadãos não apenas para o conhecimento, mas para a vida.

** Postagem e imagens de Afrânio Soares.