A 4ª Conferência Municipal de Educação ocorrida nesta segunda (30) destaca Compromissos com o Plano Nacional de Educação.

Na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro de 2023, o Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a 4ª Edição da Conferência Municipal de Educação. O evento, realizado na Chácara do Paulo, situada no Bairro Pereiros, foi marcado por uma participação abrangente de diversos setores da sociedade.

A solenidade de abertura contou com a presença significativa de representantes do Poder Executivo e Legislativo, do Ministério Público, da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Superior, Escolas Estaduais e Privadas, além de professores, funcionários, gestores escolares, estudantes, pais e membros de conselhos educacionais. Essa congregação diversificada reflete o compromisso conjunto em prol do aprimoramento do sistema educacional municipal.

A temática central da Conferência, alinhada à CONAEE Edição de 2024, foi “PNE – Plano Nacional de Educação com políticas de Estado para garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Os participantes foram distribuídos em sete eixos temáticos, cada um coordenado por profissionais engajados e especializados em suas respectivas áreas:

1. EIXO 01 – Articulação do PNE com o Sistema Nacional de Educação (SNE): Fernanda Carla liderou discussões sobre a integração do PNE com os planos decenais estaduais, distrital e municipais, buscando ações colaborativas em regime de colaboração interfederativa.
  2. EIXO 02 – Garantia do Direito à Educação de Qualidade Social: Anne Mayre coordenou debates sobre o acesso, permanência e conclusão da educação em todos os níveis, etapas e modalidades, em diferentes contextos e territórios.
  3. EIXO 03 – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: Clédina Farias liderou reflexões sobre equidade, justiça social e a garantia do direito à educação para todos, combatendo desigualdades, discriminação e violência.
  4. EIXO 04 – Gestão Democrática e Educação de Qualidade: Deijiane Aragão abordou temas relacionados à regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle, bem como a participação social nos processos e espaços de decisão.
  5. EIXO 05 – Valorização dos Profissionais da Educação: Eucelio Fernandes coordenou discussões sobre formação inicial e continuada, piso salarial, carreira e condições para o exercício da profissão, com enfoque na saúde dos profissionais.
  6. EIXO 06 – Financiamento Público da Educação: Henrique Oliveira liderou debates sobre o financiamento público da educação, com ênfase no controle social e garantia de condições adequadas para a qualidade social da educação.
  7. EIXO 07 – Educação Comprometida com a Justiça Social e Sustentabilidade: Maria de Lourdes Roberto conduziu reflexões sobre a educação como agente de justiça social, proteção da biodiversidade e desenvolvimento socioambiental sustentável.

Ao término da conferência, ficou evidente o engajamento e a dedicação de todos os participantes na construção de um cenário educacional mais inclusivo, justo e sustentável para a comunidade de Ipu. As conclusões e propostas levantadas durante o evento serão fundamentais para nortear as políticas educacionais municipais nos próximos anos.

** Postagem e imagens de Afrânio Soares