Nota do Governo Municipal sobre a “Audiência Extrajudicial” com o MP e os Universitários.

Nesta quarta-feira, 13 de setembro de 2023, o Chefe de Gabinete, Sr. Sebastião Rufino, desempenhou um papel fundamental ao representar o Prefeito Robério Rufino, que se encontra em uma importante agenda administrativa em Brasília, ao participar de uma “Audiência Extrajudicial” com o Promotor Dr. Ítalo Souza Braga e membros da Associação dos Universitários, acompanhados pelo Procurador do Município, Dr. Fábio Pinto, e pelo Secretário de Transportes, Sr. Bosco Lopes. O foco da reunião foi assegurar o “Transporte aos Universitários” como um serviço essencial para os estudantes acadêmicos de Ipu.

Durante a audiência, o Chefe de Gabinete reforçou o compromisso do Governo Municipal em manter esse serviço, reconhecendo a sua importância para os estudantes universitários. Ele também destacou a necessidade de uma parceria com a Associação dos Universitários, com a sugestão de uma contribuição, mesmo que mínima, para ajudar a cobrir os custos do transporte.

O Secretário de Transportes, Sr. Bosco Lopes, fez um pedido importante à Associação dos Universitários: a realização de um levantamento preciso do número de estudantes de graduação que utilizam o serviço. Isso visava evitar que outras pessoas aproveitassem esse benefício para fins não educacionais, como o deslocamento para trabalhar em Sobral.

Os universitários presentes na audiência explicaram as dificuldades em arrecadar a quantia de R$ 55,00, conforme sugerido em reuniões anteriores com o Prefeito. Eles argumentaram que 458 universitários estariam dispostos a contribuir, desde que o valor fosse reduzido.

Ao final da reunião, ficou acordado que a Associação dos Universitários, em colaboração com a Secretaria de Transportes, realizará um recadastramento de todos os estudantes universitários e voltará a arrecadar a quantia de R$ 30,00, conforme previsto no Estatuto dos Universitários. Esse valor será depositado em uma conta específica, e a partir de 2024, será estudada uma maneira legal de repassar esses recursos para o Município, para auxiliar no custeio do transporte. Além disso, o Governo Municipal se comprometeu a adquirir um novo micro-ônibus até o final do semestre deste ano de 2023.

É importante ressaltar que o Governo Municipal tem se esforçado para custear esses serviços, operando várias rotas em horários alternativos com recursos próprios, uma vez que esses recursos não são contemplados por lei pelo Governo Federal.

O compromisso com a educação e o bem-estar dos universitários de Ipu foi evidenciado nesta audiência, que culminou com a assinatura do documento por todas as partes envolvidas: o Promotor Dr. Ítalo Souza Braga, o Chefe de Gabinete Sr. Sebastião Rufino, o Secretário de Transportes Sr. João Bosco Martins Lopes e o Procurador do Município Dr. Francisco Fábio Pereira Pinto, os universitários: Johnnath Antônio de Paiva Silva e Elias Guilherme Soares. Esse acordo representa um passo significativo em direção à garantia de um transporte acessível e eficiente para os estudantes da cidade.

** Postagem de Afrânio Soares

** Atenção faça o downloads documento oficial do acordo: TERMO DE AUDIÊNCIA – UNIVERSITÁRIOS – ASSINADO