Em Ipu, importante reunião Intermediária marcou encontro rumo ao Selo Unicef – Edição 2017 – 2020.

O Governo Municipal de Ipu através da Coordenadora e Articuladora do Programa do Selo Unicef em Ipu, Conceição Guilherme e toda a sua equipe de trabalha estiveram reunidos com o Grupo de Gestores da Administração “Seguindo Avançando” em “Reunião Intermediária” com o tema “Rumo ao Selo Unicef” Edição 2017 – 2020 – Eu e meu município crescendo juntos.
O objetivo da reunião e analisar a evoluc¸a~o dos indicadores em relac¸a~o ao panorama inicial apresentado no 1º Fo´rum Comunita´rio e informac¸o~es sobre a implementac¸a~o das ac¸o~es e iniciativas previstas no Plano de Ac¸a~o pelos Direitos das Crianc¸as e Adolescentes, a partir do Relato´rio de Meio-Peri´odo que foi enviado pelo UNICEF e dos relato´rios municipais de implementac¸a~o do Plano de Ac¸a~o.
Segundo a Articuladora “Este e´ um momento importante de avaliac¸a~o intermedia´ria, que permite analisar se o que foi proposto esta´ de fato sendo realizado e fazer ajustes e adequac¸o~es ao longo do percurso de trabalho, potencializando as possibilidades de alcance de resultados do Selo UNICEF.”
A Reunia~o Intermedia´ria de Acompanhamento e´ um momento de reflexa~o sobre o percurso do Selo UNICEF, uma parada para que os diversos atores envolvidos monitorem e avaliem os avanc¸os que esta~o sendo alcanc¸ados no munici´pio.
O evento aconteceu nesta terça-feira (30-04-2019) no CVT de Ipu.
Para que o Selo UNICEF seja bem sucedido – isso é, para que as ações e resultados propostos sejam desenvolvidos com qualidade e garantindo a participação social (em especial, de adolescentes) e a articulação intersetorial, é importante que o município assegure algumas instâncias estratégicas.
No início da edição, é fundamental que o município crie e legitime espaços e responsáveis que têm importante papel na gestão do Selo UNICEF, como a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, o(a) Articulador(a) municipal e o(a) Mobilizador (a) de Adolescentes e Jovens.
O município deve trabalhar para que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam um compromisso de toda a sociedade, e não apenas da administração municipal (prefeitura ou algumas secretarias). Recomenda-se a criação da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência incluindo os seguintes integrantes: articulador(a) municipal; órgãos estratégicos da administração municipal, como as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte, Lazer e Comunicação; representação do CMDCA e do Conselho Tutelar; organizações da sociedade civil com experiência na área de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência; lideranças adolescentes; e comunicadores.
(Gabinete)