O Prefeito Robério Rufino oficializou nesta quinta (21) a VI Semana do Bebê de Ipu – 2021.

O Município de Ipu já incorpora o Programa “Semana do Bebê” no seu calendário municipal e prioriza várias ações de primeira infância em sua 6ª Edição. Nesta quinta-feira (21/10/2021) o Prefeito Robério Rufino participou de mais uma importante agenda administrativa, seguindo todas as medidas sanitárias, da oficialização da VI Semana do Bebê ocorrida no Centro de Parto Normal Rosa Amélia de Paiva.

Neste ano, o tema do evento é: “Ipu, uma cidade com atitude desde a primeira infância”, uma reflexão porque são grandes as responsabilidades pelo cuidado especial que os bebês necessitam, desde a festa quando chegam, trazendo alegria, esperança e renovação em todo o seu ambiente familiar, nas constantes transformações que o mundo vem vivendo, com a sociedade se transformando em seus conceitos e em seu comportamento.

A Semana do Bebê é uma ação de validação obrigatória na metodologia do Selo UNICEF, e uma das principais estratégias para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade.

Fizeram-se presentes na oficialização da VI Semana do Bebê de Ipu – 2021, o Prefeito Robério Rufino, o Secretário de Saúde Sr. Sebastião Rufino, a Coordenadora do Selo UNICEF de Ipu, Sra. Conceição Guilherme, medidos, administradores e gestores da saúde do Hospital Municipal Dr. José Evangelista de Oliveira, e mães com os seus bebês do Centro de Parto Normal Rosa Amélia de Paiva no Hospital Municipal Dr. José Evangelista de Oliveira.

Diz o Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Se esta tarefa, em primeira instância, é da família, compete à sociedade apoiá-la nesta caminhada; para tanto, a estrutura, a rede social de apoio, deve estar altamente capacitada e mobilizada. Esta tem sido a preocupação do Programa “Primeiríssima Infância: responsabilidade de todos”: capacitar profissionais das áreas sociais de saúde, educação e cidadania, para aprimorar as ações de apoio às famílias. A estrutura social de apoio deve estar altamente capacitada, mobilizada e, principalmente, motivada.

Gestão “O Progresso Continua”

*** Postagem e imagens de Afrânio Soares